Palco Mundo do Lençóis Jazz & Blues Festival 2022 acontece no Teatro Arthur Azevedo

Nesta quinta-feira, 24, e sexta-feira, 25, o Ministério do Turismo apresenta o Palco Mundo 2022 do Lençóis Jazz & Blues Festival no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol, Centro). A iniciativa é realizada com recursos incentivados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio do Instituto Cultural Vale, BNB, Potiguar e Fidens Construções S/A, através da Tutuca Viana Produções, Secretaria Especial da Cultura, Governo Federal.

Trata-se de uma vertente do Lençóis Jazz & Blues Festival que seguirá para sua 14ª edição este ano. A programação inclui oficinas à tarde e shows a partir de 19h, com entrada gratuita. Em virtude do protocolo de saúde, a capacidade do público será limitada; e como sugestão, os ingressos podem ser retirados na bilheteria do TAA com a troca de 1kg de alimento não-perecível, beneficente ao Pouso Obras Sociais.

A programação desta quinta-feira, 24, começa às 15h com a oficina de noções de condução rítmica, entrosamento, percepção, começo e fim da música, arranjos entre outros segredos sobre a arte musical na visão de Filó Machado. E segue no local, com os shows que começam às 19h. Na abertura da noite, Nema Antunes Sexteto apresenta o show “Plúmbeo”. Título homônimo do disco instrumental do artista, baseado na polirritmia e sonoridade urbana, com timbres modernos e referências da música erudita. Músico mineiro, radicado no Rio de Janeiro, Nema Antunes é baixista, side man de grandes nomes da música popular brasileira, entre eles, Ivan Lins. Nesta ocasião, ele estará no palco com Israel Dantas (guitarra), Marcelo Carvalho (piano), Renato Serra (teclados), Ronald Nascimento (bateria) e Daniel Cavalcante (trompete e fluguelhorn), exímios instrumentistas, naturais do Maranhão.

Após sua apresentação será a vez de Gabriel Grossi Quarteto com o empolgante show “RE DISC COVER”, um passeio totalmente original através de clássicos absolutos do Pop Rock contemplando as décadas de 60, 70, 80 e 90. Gabriel Grossi é reconhecido internacionalmente como um dos maiores instrumentistas de harmônica no planeta. No Palco Mundo, o acompanham: Eduardo Farias (piano e teclados), Michael Pipoquinha (baixo) e Sérgio Machado (bateria).

A noite se completa com o esperado show de Filó Machado, 60 anos de Música. Filó Machado é reconhecido não só pelo virtuosismo como multi-instrumentista ou pela originalidade e criatividade nas composições; mas pela sua interpretação que encanta pelo timbre personalíssimo e pela força de seu canto. No palco, apresentam-se Filó Machado (voz e violão), Felipe Machado (voz e violão), Fábio Leandro (piano), Sérgio Machado (bateria), Carlinhos Noronha (baixo) e Jota P (sopros).

Gabriela Marques

Na sexta-feira, 25, a oficina acontece às 15h, no TAA, tendo Arismar do Espírito Santo a discorrer sobre os temas: criação, arranjo, interpretação e improviso. Os shows da noite têm início às 19h, no local, com Gabriela Marques apresentando o show “Em Casa” ao lado de Fellipe Fernandes (piano), Emílio Furtado (baixo acústico), Carlos Ernane (guitarra elétrica), Fofo Black (bateria) e participação especial de James Pierre. Neste show, as músicas são memórias vivas para a cantora, divididas em momentos – manhã, tarde e noite. Um espaço repleto de símbolos e narrativas.

Com o show “Nômade”, Alessandro Kramer, hoje mais conhecido como Bebê Kramer, compõe também a noite com sua estética musical inovadora, na qual traz a expressão de sua fonte inicial, o Rio Grande do Sul, com a junção de outros sotaques, sempre tendo como característica principal sua forte energia ao tocar. Ele é considerado um dos maiores acordeonistas do Brasil na atualidade e é um dos nomes mais significativos da nova geração de acordeonistas também no exterior.

No encerramento, Arismar do Espírito Santo (piano e guitarra), Glauco Solter (contrabaixo), Fofo Black (bateria) farão o show “Cataia”. Este projeto iniciou na Europa no ano passado quando o multi-instrumentista, compositor e arranjador Arismar do Espírito Santo fez shows e masterclasses na Áustria, Suíça, Alemanha e França. Arismar, em quase 50 anos de carreira, recebeu inúmeros Prêmios e colecionou centenas de histórias da Música Popular Brasileira e de seus principais protagonistas, se tornando preciosa memória viva.

A saber, o Palco Mundo do Lençóis Jazz & Blues Festival contou com aproximadamente 14.880 pessoas beneficiadas no formato apresentado entre participação nas oficinas, palestras, feira de artesanato, espaços gourmet e shows em 2019. Desta vez, o formato foi redimensionado para contemplar seu público apreciador, com garantia de que haja todos os cuidados de prevenção, regras sanitárias e protocolo de saúde contra a Pandemia. O intuito é que toda a programação possa fluir de maneira segura para a melhor experiência em torno da Arte e Cultura, neste riquíssimo universo da Música Instrumental.

 

O Palco Mundo – Lençóis Jazz & Blues Festival apoia a campanha de vacinação do Ministério da Saúde e Governo Federal. Reforce a sua proteção. Se você já tomou a primeira dose da vacina da Covid 19, não esqueça de tomar a segunda dose.

 

SERVIÇO:

PALCO MUNDO – Lençóis Jazz & Blues Festival

Dias 24 e 25 de março de 2022, 19h, Teatro Arthur Azevedo – Rua do Sol, Centro.

Classificação livre, entrada gratuita.

Realização: Tutuca Viana Produções

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, BNB, Potiguar e Fidens Construções S/A, com recursos incentivados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Mais informações: @lencoisfestival/ www.palcomundo.lencoisjazzeblues.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos