Paço do Lumiar recebe oficina “Trilhas e Tons”

 Terceira turma da oficina em 2021 será realizada de 18 a 22 de outubro; projeto já certificou mais de 1.000 cursistas em todo o Maranhão

 

Depois de Vitorino Freire e São Luís, a sexta temporada da oficina “Trilhas e tons: Teoria musical aplicada à música popular” vai até Paço do Lumiar. No município da grande ilha, as aulas acontecem na semana que vem, de 18 a 22 de outubro, das 14h às 18h, na sala 7 do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF, Avenida 14, nº. 18, quadra 2, Maiobão), onde também podem ser feitas as inscrições e obtidas outras informações. “Trilhas e tons” tem carga horária de 20 horas aula, ministradas por Nosly, com coordenação de Wilson Zara e assistência de Mauro Izzy. Por turma são disponibilizadas 30 vagas.

 

O conteúdo da oficina aborda temas como Introdução à teoria musical, estudo das claves e reconhecimento das notas no pentagrama (pauta musical), identificação da escala natural e abordagem de tom e semitom, acidentes musicais, intervalos (abordagem teórica e tabela de intervalos), armaduras de clave, cifragem e formação de acordes, campo harmônico (tríades e tétrades) e introdução à harmonia funcional. As inscrições para a oficina e o material didático utilizado durante a mesma são gratuitos. “Trilhas e tons” tem patrocínio da Equatorial Maranhão através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão.

 

Como de costume, ao fim da oficina, Wilson Zara e Nosly apresentam um show, com a participação de alguns dos cursistas. “É sempre uma ótima oportunidade de ampliar o diálogo. A oficina é um espaço de troca de informações e aprendizado. O show é uma espécie de consolidação do que a gente vivencia em sala de aula”, comenta Nosly. Em Paço do Lumiar o palco será a Praça da Família (Viva Maiobão). A apresentação é gratuita e aberta ao público em geral, devendo ser obedecidas as normas de segurança sanitária, em razão da pandemia de covid-19, como o distanciamento social e o uso de máscara.

 

Serviço

 

O quê: oficina “Trilhas e tons – Teoria musical aplicada à música popular”

Quem: o instrutor Nosly, o coordenador Wilson Zara e o assistente Mauro Izzy

Quando: de 18 a 22 de outubro

Inscrições: já abertas

Onde (inscrições e aulas): Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), Avenida 14, nº. 18, quadra 2, Maiobão, Paço do Lumiar

Quanto: grátis (inscrições, aulas e material didático)

Patrocínio: Equatorial Maranhão, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão

Informações: contatowilsonzara@gmail.com, (98) 999753999, facebook.com/trilhasetons

 

Texto/Reprodução: Zema Ribeiro/ Assessoria de Imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos