No próximo dia 27 de março, segunda-feira, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Alcântara e o Museu de Alcântara, vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus, lançam a exposição “Arte para todes”.
O objetivo da exposição e das aulas práticas de arte, sob supervisão do Professor Armando Veras, é mostrar que não existe nenhum obstáculo entre a obra de grandes artistas e a possibilidade de sua recriação, assim como na confecção de uma pintura sobre tela com materiais simples.
As dezoito obras produzidas foram inteiramente elaboradas pelos alunos, desde a manufatura do chassi, a colocação do tecido, a preparação do fundo para o esquadrinhamento e por fim a pintura da obra escolhida. A indicação do tema e o texto foram articulados pelo docente, que selecionou movimentos das vanguardas do século XX: Futurismo, Dadaísmo, Cubismo, Surrealismo, Pop Art, Optical Art, Expressionismo, Fauvismo e Arte Abstrata.
Os alunos escolheram seus artistas preferidos e uma obra de referência para reprodução. A mostra oferece um panorama das artes visuais do século XX e dialogam com Max Ernst, Francis Picabia, Jackson Pollock, Edvard Munch, Erich Heckel, Giacomo Balla, Piet Mondrian, Pablo Picasso, Vincent Van Gogh, Gino Severini, Andy Warhol, Victor Vasarely, René Magritte, Roberth Delaunay, Salvador Dalí, Luiz Sacilotto e Roy Lichtenstein.
A exposição estará aberta ao público no Museu de Alcântara/Ibram, localizado na Praça da Matriz, de Alcântara (MA), até 27 de abril.
(Da redação com informações da Assessoria)