Inscrições abertas para oficinas de cinema na 4ª edição do Cultura na Praça

Serão realizadas cinco oficinas em Pindaré-Mirim, Alto Alegre do Pindaré, Bom Jesus das Selvas e Açailândia. Ao final, os participantes de cada oficina realizam um filme de curta-duração que será exibido para toda comunidade 

 

Para quem já sonhou em fazer um filme ou tem curiosidade de saber como funciona o universo do cinema, a 4ª edição do Cultura na Praça abre inscrições para cinco oficinas que serão realizadas no interior do Maranhão. O projeto, que tem patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, irá percorrer os municípios de Pindaré-Mirim, Alto Alegre do Pindaré, Bom Jesus das Selvas e Açailândia. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 21 de dezembro, pelo Instagram @cultnapraca ou pelo link https://bit.ly/CNPInscricoes

Com orientação do cineasta Cris Azzi, os alunos participam de todas as etapas de produção de um curta-metragem, desde a definição do tema, escrita do roteiro, passando pela captação de imagens até a montagem do filme. Ao final das oficinas, os participantes têm um filme pronto, que será exibido para suas comunidades. “A intenção é possibilitar que os participantes vivenciem uma experiência com o cinema. Queremos dar as primeiras noções sobre como fazer um filme pra que eles possam contar suas próprias histórias, revelar suas comunidades e suas riquezas”, explica o coordenador do Cultura na Praça, Gilberto Scarpa.

As oficinas vão acontecer em Pindaré Mirim (de 14 a 17 de janeiro), Alto Alegre do Pindaré (de 19 a 22 de janeiro) e Bom Jesus das Selvas, no povoado Vila Tropical/Verona  (de 24 a 27 de janeiro) e serão ofertadas para adolescentes e jovens de 13 a 19 anos. Já em Açailândia, serão realizadas duas oficinas, uma para pessoas de 13 a 19 anos, que vai acontecer na Vila Ildemar (de 29 de janeiro a 1º de fevereiro) e uma oficina para pessoas com mais de 45 anos, que acontecerá no Bairro Barra Azul (de 3 a 6 de fevereiro). Depois de realizar as oficinas no Maranhão, o projeto ainda irá percorrer quatro cidades do interior do Pará.


Todos os filmes também serão lançados no Cine Babaçu, plataforma de exibição on-line do Cultura na Praça para que os filmes possam ser vistos por pessoas de todos os lugares. No endereço culturanapraca.art.br, o Cine Babaçu abriga 25 filmes de curta-metragem, além do longa-metragem nacional Dentro da Caixinha – Segredo de Criança. A plataforma disponibiliza recursos de acessibilidade, como legenda, libras e audiodescrição.


Cultura na Praça

Criado pela Vivas Esporte Cultura em 2017, o Cultura na Praça é um festival itinerante de cinema que já rodou cerca de 20 mil quilômetros pelo interior do Pará e Maranhão, alcançando mais de 36 mil pessoas. O projeto busca democratizar o acesso à cultura e fomentar a valorização do patrimônio cultural material e imaterial em municípios beneficiados.



O quê. Inscrições abertas para as oficinas de cinema do Cultura na Praça
Quando. De 5 a 21 de dezembro de 2022

Onde. No Instagram @cultnapraca ou no link https://bit.ly/CNPInscricoes.

Quanto. Gratuito
Para dúvidas e mais informações: cultnapraca@gmail.com ou pelo Whatsapp 99 99211-7888

 

(Com informações da Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos