Inscrições abertas para o “Descobrindo a cidade a pé”: Rota da Boemia


O Sesc te convida para conhecer a São Luís dos boêmios. A próxima edição do “Descobrindo a Cidade a pé” acontece no sábado, dia 29 de julho, a partir das 15h30, e fará uma viagem ao passado percorrendo as principais ruas onde se concentrou a Zona Boêmia e Baixo Meretrício de São Luís.

O projeto é aberto ao público e as inscrições acontecem mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, até 28 de julho, na recepção do Departamento Físico Esportivo do Sesc Deodoro, das 08h às 11 e das 13h30 às 18h.

O roteiro tem início na Praça Benedito Leite, passando pela Rua de Nazaré, Rua 28 de Julho, Rua Henriques Leal, Rua da Palma, Rua da Saúde, encerrando na Rua Afonso Pena. O percurso será acompanhado por guia turístico e historiador que farão a contextualização histórica e contarão curiosidades sobre os lugares visitados. Além dessa abordagem histórica, durante o passeio, acontecerão apresentações teatrais e musicais ressaltando narrativas que permeiam o imaginário coletivo e retratam o modo de viver, as relações sociais da época e o glamour e boêmia do Centro de São Luís, em especial a Rua da Palma e suas transversais.

A Zona do Baixo Meretrício (ZBM) era um pólo centralizador da vida boêmia da cidade, conforme conta José de Ribamar Sousa Reis, autor de “ZBM: o reino encantado da Boemia”.  Intelectuais, artistas, malandros, empresários e tantos outros frequentavam essa região entre as décadas de 40 e 80. Até a década de 60, a ZBM foi a área de maior fluxo monetário da grande São Luís, com as maiores influências econômicas e sociais da época.

Ao percorrer essa região do Centro histórico, os participantes do “Descobrindo a cidade a pé” terão a oportunidade de viajar pelas memórias dos tempos de boemia e efervescência cultural que não ocupam páginas de livros com narrativas históricas consideradas oficiais e não foram feitas por grandes personalidades; mas se configuram como memória e história de nossa cidade feita por homens e mulheres comuns, noite à dentro.

Projeto Descobrindo a cidade a pé

Como forma de incentivar a população a enxergar a cidade com novos olhares e assim abrir novas possibilidade de reapropriação dos espaços urbanos, o Sesc realiza desde 2017, o “Descobrindo a Cidade a Pé”.

O projeto tem como propósito redescobrir e reviver a cidade com suas múltiplas possibilidades de ocupação, e lança uma reflexão sobre a necessidade da preservação do patrimônio histórico e cultural. O formato do passeio, a pé, é uma forma de proporcionar uma experiência contemplativa, incentivando um novo olhar sobre a cidade em que vivemos. Uma caminhada lúdica e descontraída, capaz de revelar aspectos e curiosidades sobre a história de nossa cidade e que permeiam o imaginário popular.

Serviço

O que? Descobrindo a cidade a pé;

Quando? Sábado, 29 de julho, a partir das 15h30;

Onde? Percurso com início na Praça Benedito Leite, passando pela Rua de Nazaré, Rua 28 de Julho, Rua Henriques Leal, Rua da Palma, Rua da Saúde e encerrando na Rua Afonso Pena.

Inscrições: Até dia 28 de julho, na recepção do Departamento Físico Esportivo do Sesc Deodoro, das 08h às 11h e das 13h30 às 18h.

 

 

 

(Da redação com informações da Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos