Festival de Poesia Falada de Alcântara incentiva produção literária da comunidade local

(Foto: Reprodução)

Em celebração a rica tradição poética, cultural e histórica de uma das cidades mais charmosas do Maranhão, em breve será lançado o 1° Festival de Poesia Falada de Alcântara (MA).

A idéia é valorizar e potencializar a cultura da cidade de Alcântara, incitando a população local a reconhecer e exercitar poeticamente suas possibilidades. A iniciativa é voltada para estudantes, jovens e adultos de Alcântara afim de despertar o interesse pela pesquisa e conhecimento da arte literária e cênica.

“Alcântara se destaca pela sua regionalidade, sensibilidade e emoção. Somos inspirados nos patrimônios históricos da cidade com a expressividade da Poesia Falada, a partir daí nasceu esse projeto pioneiro, desafiador e rico culturalmente”, adianta Cássia Pires, coordenadora da iniciativa.

São várias etapas que serão realizadas e a final acontecerá dia 29 de março, próximo.

O Festival recebeu o incentivo da Lei Paulo Gustavo, através da SECMA E MINC, com apoios de IFMA ALCÂNTARA, Academia Alcantarense de Letras, Ciencias, Artes e Filosofia – ALCAF, Prefeitura Municipal de Alcântara e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A realização é da Abluir Produções e coordenação geral de Cássia Pires.


Para maiores informações acesse https://www.instagram.com/poesia.alcantara/

Vanessa Serra é Jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Assessora de Imprensa e Comunicação.

Pesquisadora musical e entusiasta da Cultura do Vinil/DJ.

Antes de dedicar-se ao conteúdo on-line, publicou o Diário de Bordo, na mídia impressa, por 25 anos. Marcou também sua atuação profissional, por 20 anos, desenvolvendo estratégias de produção e roteiro de programas de rádio e TV, com foco em entretenimento.

É criadora do projeto “Vinil & Poesia” com ações diversas, incluindo feira, saraus e produção fonográfica. Lançou a coletânea maranhense Vinil e Poesia – Vol. 1, em mídia física (LP) e plataformas digitais, reconhecida no Prêmio Papete 2021.

Em 2020, idealizou o programa “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. Dentre as realizações, produz bailes e circuitos, a partir do Alvorada que tem formato original e inovador, 100% vinil, apresentado, ao ar livre, nas manhãs de domingo, com transmissão nas redes sociais e na Rádio Timbira FM.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Arquivos