Feira Pertinho de Casa + Encontro de Brechós na Praça do Reggae

Emanuele Paz

MARANHÃO – Shows musicais, contação de histórias e a exposição e venda de empreendimentos das áreas de alimentação, artesanato e brechós. Estes são os destaques que irão marcar a parceria da Feira Pertinho de Casa e do Encontro de Brechós (E.D.B), que realizarão suas novas edições em um evento conjunto neste sábado (3), no Centro Histórico de São Luís.

O evento, que será realizado na Praça do Reggae de São Luís (ao lado do Museu do Reggae), inicia às 16h (com programação até às 22h), com shows, atração infantil, discotecagem, brechós e expositores.

A proposta da parceria entre os dois eventos culturais é de incentivar a circulação de economia, a geração de oportunidades, a ocupação do Centro Histórico e a criação de conexões, oferecendo ao público uma programação gratuita e imperdível.

Núbia

No sábado, a diversão é dupla: a Feira Pertinho de Casa realiza sua segunda edição – depois do sucesso da estreia, que reuniu centenas de pessoas na Rua de Nazaré e na Travessa Couto Fernandes; já o Encontro de Brechós (E.D.B) realizará uma edição comemorativa, em homenagem aos 6 anos de atuação da iniciativa no Centro da capital maranhense (por mês, até três edições do evento são realizadas na cidade).

Nesta edição especial, se apresentarão atrações que representam o Maranhão, abordando em suas letras temas como território, cultura maranhense e, também, a potência da mulher nordestina, somando forças no empoderamento das maranhenses.

Camila Reis

Entre as atrações confirmadas, estão: as cantoras Emanuele Paz e Núbia, ambas de destaque na cena cultural musical do Maranhão; a cantautora Camila Reis, que levará a sua contação de histórias para entreter o público infantil; além da discotecagem especial do E.D.B e a presença de expositores da plataforma Pertinho de Casa e de empreendedores locais.

Feira Pertinho de Casa

A Feira Pertinho de Casa integra o movimento “Pertinho de Casa”, iniciativa da Rede Asta, Organização Social que atua há 16 anos articulando negócios sociais, sustentáveis e empreendedores – as sedes são localizadas no Rio de Janeiro e São Paulo, em parceria com a Accenture, e em São Luís, com a execução e apoio da Organização NAVE (ONG Nave).

A feira visa a conexão de empreendedores e consumidores de toda a Região Metropolitana de São Luís, possibilitando a troca de experiências e fomentando o consumo local, com empreendedores maranhenses apresentando a diversidade de seus produtos. A expectativa é fazer com que o povo maranhense possa se conectar dentro do evento e criar possibilidades para os expositores da Plataforma Pertinho de Casa a nível econômico, cultural e empreendedor, potencializando também o território maranhense.

Já o movimento Pertinho de Casa (articulado pela ONG NAVE, uma Organização sem Fins Lucrativos que tem 15 anos de existência), que abarca o projeto da Feira Pertinho de Casa, visa possibilitar que os microempreendedores tenham uma plataforma digital a seu favor para comercializar seus produtos.

Encontro de Brechós

O Encontro de Brechós (E.D.B) é um movimento de economia criativa, colaborativa, sustentável e beneficente que, desde 2016, ocupa espaço no Centro Histórico de São Luís, com a reunião de pequenos negócios, do brechó ao artesanato e shows culturais, para fazer a economia circular, se conectar e fortalecer o coletivo.

O E.D.B surgiu da necessidade de fortalecer a economia colaborativa em um contexto de pequenos (as) empreendedores que geram seus negócios de maneira totalmente independente e sem muitos privilégios.

A forma colaborativa de propor os pequenos negócios possibilita a troca de conhecimentos e amplia o alcance do negócio, sendo uma alternativa às formas que exigem um custo alto para obter recursos. Outro ponto importante é a consciência sobre a importância de ocupar espaços públicos, em especial o Centro da capital maranhense.

Outro destaque da atuação do Encontro de Brechós ao longo de seis anos é a doação de itens não perecíveis, seja de alimentação ou higiene, para grupos em vulnerabilidade social de São Luís. Para os organizadores, é uma forma política de se unir em torno de questões sociais que precisam de assistência e voz.

Mais

Para acompanhar todas as novidades do evento, basta acessar os perfis do Encontro de Brechós (https://www.instagram.com/encontrodebrechosslz/), ONG Nave (https://www.instagram.com/nave_ong/) e Pertinho de Casa Nacional (https://www.instagram.com/pertinhode.casa/) e São Luís (https://www.instagram.com/pertinhodecasa.slz/) no Instagram.

Outra dica é que a plataforma digital Pertinho de Casa está em São Luís e já conta com mais de mil empreendedores cadastrados. Para se cadastrar e/ou obter mais informações, acesse: https://www.pertinhodecasa.com.br/.

Serviço

O quê: 2ª Feira Pertinho de Casa e 6 anos do Encontro de Brechós;

Quando: dia 3 de dezembro, das 16h às 22h;

Onde: na Praça do Reggae de São Luís (Centro Histórico, ao lado do Museu do Reggae);

Sugestão de entrevistados: Janaína Alexandre (Pertinho de Casa); e Rayanne Bezerra e Isabela Leite (Encontro dos Brechós);

Contato: (98) 999682033 – Gustavo Sampaio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos