Economia da Cultura e das Indústrias Criativas criou 287 mil novos postos de trabalho no Brasil, segundo Painel de Dados do Observatório da Fundação Itaú

O Painel de Dados do Observatório da Fundação Itaú, referente ao emprego e desemprego na Economia da Cultura e das Indústrias Criativas (Ecic) em 2023. Traz boas informações novas e relevantes.

Ao longo do último ano, a Economia da Cultura e das Indústrias Criativas criou 287 mil novos postos de trabalho, fechando o ano com 7,8 milhões de trabalhadores ativos. Significa um crescimento de 4% no setor, comparado ao ano anterior, e supera os 2% registrados na economia como um todo.  Trata-se do maior número de postos de trabalho na Ecic desde 2012, início da série histórica acompanhada pelo Observatório da Fundação Itaú. O levantamento também traz dados como remuneração média no segmento, impacto de raça e gênero nos salários, formalidade x informalidade e quais setores e estados cresceram ou recuaram no registro de empregos. No recorte regional, a maior expansão percentual de oferta de vagas na economia criativa se deu nos estados de Sergipe (28%), Roraima (27%) e Alagoas (25%) e Bahia (18%). Amazonas, Maranhão e Paraná registraram aumento de 13% no número de vagas totais na economia criativa. Veja mais: https://www.itaucultural.org.br/observatorio/paineldedados/metodologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos