O longa-metragem é o primeiro de Cortez e conta exclusivamente com atores com Síndrome de Down, integrantes do Nosso Grupo de Teatro, da Casa de Cultura Movimentarte. A história é uma adaptação do clássico Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, e se passa durante o isolamento realizado na pandemia de Covid-19
No dia 18 de julho (terça-feira), às 19h, a Itaú Cultural Play realiza sessão especial do filme Down Quixote (2022), no Espaço Itaú de Cinema – Augusta, apoiador da ação junto ao Sesi–SP e a Spray Filmes. O diretor e roteirista, Leonardo Cortez, a equipe e o elenco da obra participam de bate-papo com o público após a exibição.
A partir de sexta-feira, dia 21, a Itaú Cultural Play www.itauculturalplay.com.br inclui Down Quixote em seu catálogo, possibilitando o acesso às pessoas de qualquer lugar do país. Em seu histórico, o filme conta com seleções no Festival de Cinema do Rio (RJ), na Mostra de Cinema de Tiradentes (MG) e no Festival Infinity de Cinema, de New York (EUA).
A produção traz outras marcas importantes: é o primeiro longa-metragem de Cortez, é a estreia do SESI–SP na produção de filmes em parceria com a Spray, e a primeira obra brasileira com 100% do elenco composto por atores e atrizes com Síndrome de Down. São 23 artistas no total, integrantes do Nosso Grupo de Teatro, da Casa de Cultura Movimentarte, também conduzido pelo diretor, que contribuíram criativamente com a dramaturgia da obra.
Uma adaptação do clássico Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes (1547-1616), o filme nasceu a partir da montagem teatral que o grupo empreendeu antes da pandemia de Covid-19. A clássica história do cavaleiro andante é recriada na imaginação de Diogo Junqueira, ator que aparece na primeira cena. Confinado em Tiradentes (MG), por conta do isolamento imposto pela crise sanitária, o personagem preenche seus dias decorando uma adaptação de Dom Quixote.
A história se desenvolve com os atores do grupo de Diogo assumindo todos os personagens ao mesmo tempo em que as paisagens da cidade histórica se transformam nos cenários da trama. Elementos teatrais invadem a narrativa, dando ao filme uma identidade poética singular. No enredo, Cortez traz discussões sociais e de inclusão à tona e faz referências a grandes obras literárias. A obra se destaca pela imaginação e por um olhar original e humano, que dá novos sentidos ao texto original.
Leonardo Cortez
Ator, diretor, dramaturgo e cineasta formado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Indicado quatro vezes ao Prêmio Shell e três vezes ao Prêmio APCA, foi vencedor do Prêmio Aplauso Brasil em 2016 pela peça Sala dos Professores.
FICHA TÉCNICA:
Gênero: Comédia
Ano de Produção: 2022
Empresas Produtoras: Spray e SESI
Idealização, Direção e Roteiro: Leonardo Cortez
Produzido por: Carlos Eduardo Ciampolini, Andrea Giusti, Leonardo Cortez, Patrick Hanser, Elder Baungartner e Eliana Garcia
Direção de Fotografia: Patrick Hanser
Direção de Arte: Bruna Veras e Diego Dac
Produção Executiva: Andrea Giusti, Jessica Santana, Eduardo Sallouti
Coordenação de Produção: Gabriel Chagas
Assistência de Direção: Mariana Mitre
Preparação de Elenco: Glaucia Libertini
Figurinos: Francine Marson e David Loretti
Direção Musical e Trilha Sonora Original: Daniel Maia
Montagem: Thais Cortez
Elenco: Diogo Junqueira, Juliana Bessa, Rodrigo Bottoni, Antônio Aranha, Ian Pereira, Daniel Gejer, João Simões, Luciana Sergi, Carol Dias, Maria José Rodrigues, Fernanda Jimenez, Marcos Minori, Guilherme Alonso, Ana Paula Dias, Jessica Pereira, Renan Santana, Kátia Maçaes, Felipe Assumpção, Felipe Linden, Luis Otávio Almeida, Paola Miranda, Giovana Flávia e Giulia Merigo
SERVIÇO:
Itaú Cultural Play apresenta: Down Quixote
Sessão seguida de bate-papo com o diretor Leonardo Cortez, equipe e elenco
Dia 18 de julho, às 19h
Local: Espaço Itaú de Cinema – Augusta
- Augusta, 1475, Consolação
São Paulo (SP)
Entrada gratuita (distribuição de ingressos a partir das 18h na bilheteria do cinema)
Na Itaú Cultural Play: www.itauculturalplay.com.br
A partir de 21 de julho
Duração: 104 minutos
Classificação indicativa: 10 anos (violência, drogas lícitas e linguagem imprópria)
Itaú Cultural
(Da redação com informações da Assessoria)