
A peça faz parte do projeto “Cortejo de Celebração – A Máscara de Teatro: 20 anos” que comemora as duas décadas de existência do grupo com circulação do espetáculo por três estados do Nordeste. Contemplado no edital Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz a circulação passou pelos estados do Ceará e Rio Grande do Norte no mês de fevereiro e agora em março é a vez de São Luís/MA.
“Desassossego” é o sétimo espetáculo da companhia e o processo de montagem se iniciou em 2019, atravessando toda a pandemia com experimentos cênicos em audiovisual até a sua estreia presencial em 2023. A peça possui um histórico consistente de apresentações, se fazendo presente na programação do Palco Giratório do Sesc em Mossoró; o Encontro da Rede Pavio de Teatro; o 14º Festival Popular de Teatro de Fortaleza/CE e o Temporadas Absurdas, também na capital cearense.

Construído a partir do conceito de Teatro Polidramático, onde todas as dramaturgias vão sendo desenvolvidas num atravessamento criativo entre o encenador e os atores. Luciana Duarte e Jeyzon Leonardo são personagens de si mesmos em uma comédia constrangedora para sorrisos amarelos. Com incrível potencial de dialogar com as aflições humanas em algumas de suas camadas, o espetáculo é um convite para o espectador mergulhar em uma experiência cênica sensorial, emotiva, divertida e provocadora.
Na busca pela cena perfeita, tentando construir um novo espetáculo, eles convidam o espectador a invadir um processo de montagem, e ver de maneira escancarada todos os desassossegos, descompassos e descaminhos do mundo teatral, se deparando com a metáfora perfeita do que é a vida humana cotidiana, no seu aspecto mais puro. Afinal, nem o teatro imita a vida, nem a vida imita o teatro, tudo faz parte do mesmo caos: “Fazer teatro é um novo nascimento. E daqui pra frente tudo é obstáculo…”
A encenação de Marcelo Flecha expõe uma parceria que perpassa e entrelaça a existência de duas companhias coirmãs ao longo dos anos, no caso a companhia A Máscara de Teatro e a Pequena Companhia de Teatro. Estamos diante de mais um espetáculo com as características que mantém o conceito de sustentabilidade e autossuficiência como pilares para favorecer qualquer projeto de circulação nacional.
O “Cortejo de Celebração” foi pensado como forma de democratizar o acesso à cultura, por meio das artes cênicas, levando uma programação diversificada para jovens artistas, coletivos artísticos, alunos e professores da rede pública de ensino. “Esse cortejo é também um reencontro com os amigos, com o público, com o palco. Vamos celebrar as novas conexões! A Máscara de Teatro sai de Mossoró com a missão de levar seu teatro para o mundo e trazer o mundo para Mossoró, para o nosso Teatro de Tenda, para dentro da Casa Máscara”, comenta Jeyzon Leonardo, ator e integrante da companhia.
“A bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz chega para oxigenar este momento especial da companhia, que é a comemoração dos seus 20 anos. É o momento de voltar à cena Nordeste. Um momento muito desejado e que se torna realidade, um pulsar fora da caixa. O que nos espera? Sei lá! Eu quero sonhar e viver desassossegada”, brinca a atriz e integrante da companhia, Luciana Duarte.
SERVIÇO
Circulação do projeto: “Cortejo de Celebração – A Máscara de Teatro – 20 anos”. Apoio: Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Espetáculo: “DESASSOSSEGO”
Dias: 13, 14 e 15 de março
Local: sede da Pequena Companhia de Teatro, Rua do Giz, 295, Centro Histórico
Hora: 20h
Entrada Gratuita*
Classificação: 14 anos
*Retirada de ingressos 1 hora antes de cada apresentação