De volta às raízes através de um livro – Samaritana Pasquier lança obra em São Luís

Maranhense, radicada há 33 anos na Suíça, conta sua trajetória de superação em obra que terá lançamento em São Luís.

 

“Tento seguir meu caminho nesse mundo de uma forma geral, pleno de contradições. Liberando-me cada vez mais da aprovação dos outros. Considerando assim, a vida como um giratório pleno de encontros, no qual só precisamos estar e receptivos. Se o outro não se encontra nessa mesma disposição, não vale a pena insistir, mas seguir em frente simplesmente. Tem tantas pessoas que não são indiferentes a um sorriso e a um olhar”

Samaritana Pasquier

“Do Brasil à Suíça? – A superação de uma mulher migrante”, da escritora Samaritana Pasquier, Viegas Editora, terá lançamento em São Luís (MA), no próximo dia 20 de abril, quarta-feira, às 20h, na Livraria e Espaço AMEI – São Luís Shopping (Jaracaty).

Trata-se uma inspiradora obra autobiográfica que retrata, com muita sutileza e elegância, experiências vividas pela autora desde a infância no município de Coelho Neto, onde nasceu, no Maranhão, até a migração e integração na cultura de um país distante, considerado um dos mais charmosos e seguros do Mundo.

Samaritana Pasquier está radicada na Suíça há 33 anos, entre outros estudos, é professora de francês para adultos migrantes. Esse seu engajamento atual é para ela, uma maneira de dar sua parcela de contribuição à integração dos migrantes vindos de horizontes diversos, no contexto migratório suíço. Seguir essa trilha é uma forma lógica de retribuir um pouco, de tudo o que ela recebeu do seu país de adoção.

No prólogo do livro, ela diz: “Migrar é trazer consigo sua história pessoal, mas também a história coletiva de um povo, de um país. Quis partilhar minhas reflexões oriundas desse processo de convivência intercultural e como me situo nesse contexto”.

Ela vem de uma família numerosa, de 16 filhos, pais separados, de origem humilde, e que desde muito cedo aprendeu a ter fé e coragem para lutar pela sobrevivência. O livro tem 125 páginas, dividido em 16 capítulos, entre temas que nos imergem a uma inspiradora história de vida que através da leitura nos provoca várias sensações e sentimentos, do riso ao choro, dentro de narrativa leve, emocionante e muito sincera.

O prefácio (em francês e português) é assinado pelo embaixador suíço Jean-Jacques Pierre Argeu de Dardel. “Quando a pobreza se junta a um ambiente desestruturado e constantes dramas, o sol do sertão deixa de iluminar: ao contrário, ele queima, seca e racha, sem retirar os lamaçais das margens de rios turbulentos. No entanto, é em cenários trágicos como esse que surgem as pessoas mais generosas. Samaritana é uma delas: dotada de uma resiliência indomável e de uma força de caráter, aliada a uma inteligência sagaz, ela soube construir um caminho entre as armadilhas da vida e se desvencilhar de sua ingrata condição de início”, pontua logo ao primeiro parágrafo.

Samaritana canta em sua alma, os versos e melodias, e constrói a cada passo a partitura de sua vida como se fosse um dos mais belos concertos de uma orquestra clássica.

 

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Do Brasil à Suíça? – A superação de uma mulher migrante” (Viegas Editora), da escritora Samaritana Pasquier.

Dia 20 de abril, quarta-feira, às 20h.

Livraria e Espaço AMEI – São Luís Shopping (Jaracaty).

Aberto ao público.

Mais informações: 98 98283 2560.

www.ameilivraria.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos