“Carver & UNS” – Sarau para lançamento de obra que reúne poemas de Celso Borges e Fernando Abreu inspirados em Raymond Carver

Recital e show de música festejam poesia de Raymond Carver em noite de lançamento O encontro dos poetas Celso Borges e Fernando Abreu com a poesia de Raymond Carver, no ano passado, foi festejado da forma mais apropriada possível: cada um escreveu um poema, inspirados sob o impacto desse encontro.

Ao lado de um poema do próprio Carver, os textos resultaram no livreto que leva apenas o nome do autor estadunidense (Carver, Ed. Passagens, 2023) e que terá lançamento nesta quarta-feira (07) no sarau “Carver & UNS”, que reúne música e leitura de poesia (ver serviço).

Considerado o Tchekov do século XX, pela sua maestria na arte do conto curto, o estadunidense do Oregon Raymond Carver foi limpador de banheiros, garçom, frentista e vendedor de carros e medicamentos antes de se transformar em escritor consagrado pela crítica.

Iniciativa dos poetas Eduardo Julio, Felix Alberto Lima e Fernando Abreu, com apoio da Editora Passagens, o lançamento terá dois momentos que se complementam com leitura de poesia e música. Duas grandes paixões do poeta Celso Borges, falecido recentemente e que também será homenageado na noite.

No recital, os três ganham a companhia da também poeta Adriana Gama de Araújo na leitura de poemas de Raymond Carver, além dos textos de Celso Borges e Fernando Abreu, que compõem a publicação ao lado do poema “Ondas do Rádio”, por sua vez escrito por Carver para celebrar sua descoberta do poeta espanhol Antonio Machado (1875 – 1939).

Encerrado o recital, a noite fica por conta da banda Babycarpets, da novíssima cena roqueira de São Luís, trazendo influências de rock psicodélico, Bossa Nova, e música eletrônica.

Distantes do poprock mais comercial, a banda exibe um leque de referências que inclui Beatles, Mutantes, Ave Sangria até bandas contemporâneas como Tame Impala, The Brian Jonestown Massacre e Queens of the Stone Age. “Celso era um incentivador do trabalho da banda, por isso achamos adequado encerrar a noite com ela, de forma festiva, celebrando a arte e a vida”, explica o poeta Eduardo Julio.

 

SERVIÇO

O QUÊ: “Carver & UNS” – lançamento de livro com recital e show de música

ONDE: Faraó – Beer, Food, Tabaco (Rua do Egito, 241 – centro)

QUANDO: Quarta-feira, 07 de junho, a partir das 18h30

PREÇO DO LIVRO: R$ 20,00 – Entrada franca.

 

 

 

(Da redação, com informações da Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos