BR 135 volta em Maio com o Conecta Música

Faz parte da curadoria, Ana Morena, presidente da Associação Brasileira de Festivais Independentes e representante do Nordeste

Programa de Aceleração de Carreiras Artísticas marca o início da temporada 2022 do principal evento da música do Maranhão; ações do Conecta Música acontecem em abril e maio; 10 bandas locais serão selecionadas. Inscrições abertas!

O Conecta Música, etapa formativa do Festival BR135, é um dos 41 projetos selecionados pela Natura Musical em todo o Brasil, dentro de um universo de mais de 2.640 submetidos ao edital. A edição 2022, marcada para maio, vai selecionar dez bandas maranhenses e as inscrições ficarão abertas até o dia 4 de abril na plataforma S.O.M (http://som.vc).

As bandas contempladas receberão mentoria de carreiras e gravarão um single com produtores profissionais e reconhecidos nacionalmente, com registro em vídeo da equipe dos cineastas Tássia Duhr e Lucas Sá e ensaio fotográfico de Laila Razzo. Três curadores convidados, todos com larga experiência em produção musical e realizadores de grandes projetos nacionais na área da música, farão a escolha das bandas maranhenses: Marcelo Damaso (Festival Serasgum/PA), representando a Amazônia legal; Ana Morena, presidente da Associação Brasileira de Festivais Independentes e representante do Nordeste com o Festival do Sol/RN); e Marta Crioula (Festival Satélite de Brasília), especialista na curadoria de sons periféricos.

Os produtos serão divulgados até o final de maio pelas redes sociais do festival e nas plataformas digitais de música e audiovisual.

Esta é a terceira edição do Conecta Música no formato de aceleração de carreira de artistas locais. Nos anos anteriores, o projeto contemplou, dentre outros selecionados, Afrôs, Butantan, Hugo Gugs, Regiane Araujo, The Caldo de Cana e Pantera Bl4ck.

O Conecta Música é uma realização do Festival BR135, iniciativa da dupla Criolina, Alê Muniz e Luciana Simões, que integra, desde (ANO), o Fórum Amazônia Legal, voltado à valorização de artistas, produtores e eventos da região.

“O BR135 2022 terá eventos desenvolvidos de maio a dezembro e a primeira ação é o Conecta Música. O DNA do projeto é colocar os artistas locais no mapa da nossa música, isso está em primeiro plano, para que o Brasil possa conhecer os artistas da cena local”, afirma Alê Muniz.

“Este ano, a novidade do Conecta é a mentoria de carreira, que orientará as bandas a lidar com o mercado fonográfico por meio de aulas online. Vamos formar uma turma com representantes desses grupos para que eles conheçam a realidade desse mercado. O foco é ajudar a acelerar carreiras”, completa Luciana Simões.

Capacitação e valorização da música maranhense
Além do pacote de aceleração de carreira aos contemplados, o Conecta Música 2022 terá lives abertas com artistas e produtores nacionais, para ampliar o debate sobre temas como gestão de carreiras, panoramas da música brasileira, conteúdos online, shows e bookers, assessoria de imprensa, políticas públicas, gênero, censura, cultura popular, negritude, feminismo, rentabilidade e monetização, distribuição e direitos autorais, futuro e tecnologia, saúde e solidariedade, música e saúde mental, dentre outros.

Conecta Música 2022
Inscrições abertas até o dia 4 de abril – na plataforma S.O.M (http://som.vc)
Patrocínio – NATURA MUSICAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista.
Bacharel em Comunicação Social- Jornalismo com pós-graduação em Jornalismo Cultural na UFMA.

Criadora de conteúdo, roteirista, DJ, colecionadora de discos, produtora artística e fonográfica. Ludovicense, filha de rosarienses. Morou na Cohab, Fé em Deus, Liberdade em São Luís, passou três anos em Codó, e voltou para a capital residindo na Rua Basson (Apeadouro – Bairro de Fátima) e Cohatrac IV. Foi aluna do Colégio Batista.

Gosta de cozinhar. Sempre foi (e pretende continuar sendo) apreciadora da culinária a base de frutos do mar, dos modos e costumes nordestinos; brincante da Cultura Popular e uma assídua frequentadora das mais diversas regiões da Ilha de São Luís e do Maranhão. É autora dos projetos de difusão musical “Vinil & Poesia” e “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos