Agosto com Vivaldi e Beethoven


A Academia Jovem Concertante está de volta ao Maranhão para uma série de concertos gratuitos em São Luís, Santa Inês, Arari e Itapecuru Mirim, além da já tradicional clínica imersiva.

Sob a direção da premiada pianista Simone Leitão, a iniciativa, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Cultura, tem o propósito de formar ao mesmo tempo músicos e plateia para a música sinfônica.
Formada por cordas, sopros, metais e percussão, a jovem orquestra conta com oito maranhenses em um conjunto de 34 músicos.
As apresentações começam no dia 5 de agosto, em Santa Inês, e terminam no dia 12, no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís.

 

Sobre Academia Jovem Concertante

 A Academia Jovem Concertante, fundada em 2012, qualifica jovens músicos clássicos de todo o país e levar a música sinfônica a localidades que naturalmente não são expostas a esse idioma artístico. Em cada etapa do projeto são selecionados jovens de 16 a 28 anos de idade – estudantes de música ou em fase de profissionalização – para um programa de qualificação com base em prática orquestral intensa, em um sistema de clínica imersiva e música de câmara.

Em São Luís, a clínica imersiva será realizada no período de 31 de julho a 5 de agosto, com atividades no Teatro João do Vale e Escola de Música. Os instrumentos são violino, viola, cello, contrabaixo e flauta. Cada selecionado tem todas as despesas pagas e recebe uma bolsa incentivo.

 

Sobre a pianista Simone Leitão

 Simone Leitão é uma das mais atuantes pianistas brasileiras na atualidade. Difunde a música clássica brasileira ao exterior por meio do projeto Brasil Classical Series e idealizou programas que popularizam a música erudita no Brasil.

 

Agenda de Concertos da ACJ

 Maranhão

05/08 – 20h – Santa Inês – Espaço Cultural Dona Zima

06/08 – 19h –  Arari – Praça do Folclore Manoel Abas

08/08 – 20h – Itapecuru Mirim – Praça Gomes de Sousa

12/8 – 20h – São Luís – Teatro Arthur Azevedo

Pará

14/08 – 20h – Belém – Theatro da Paz

 

 

 

(Da redação com informações da Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos