A Academia Jovem Concertante está de volta ao Maranhão para uma série de concertos gratuitos em São Luís, Santa Inês, Arari e Itapecuru Mirim, além da já tradicional clínica imersiva.
Sob a direção da premiada pianista Simone Leitão, a iniciativa, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Cultura, tem o propósito de formar ao mesmo tempo músicos e plateia para a música sinfônica.
Formada por cordas, sopros, metais e percussão, a jovem orquestra conta com oito maranhenses em um conjunto de 34 músicos.
As apresentações começam no dia 5 de agosto, em Santa Inês, e terminam no dia 12, no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís.
Sobre Academia Jovem Concertante
A Academia Jovem Concertante, fundada em 2012, qualifica jovens músicos clássicos de todo o país e levar a música sinfônica a localidades que naturalmente não são expostas a esse idioma artístico. Em cada etapa do projeto são selecionados jovens de 16 a 28 anos de idade – estudantes de música ou em fase de profissionalização – para um programa de qualificação com base em prática orquestral intensa, em um sistema de clínica imersiva e música de câmara.
Em São Luís, a clínica imersiva será realizada no período de 31 de julho a 5 de agosto, com atividades no Teatro João do Vale e Escola de Música. Os instrumentos são violino, viola, cello, contrabaixo e flauta. Cada selecionado tem todas as despesas pagas e recebe uma bolsa incentivo.
Sobre a pianista Simone Leitão
Simone Leitão é uma das mais atuantes pianistas brasileiras na atualidade. Difunde a música clássica brasileira ao exterior por meio do projeto Brasil Classical Series e idealizou programas que popularizam a música erudita no Brasil.
Agenda de Concertos da ACJ
Maranhão
05/08 – 20h – Santa Inês – Espaço Cultural Dona Zima
06/08 – 19h – Arari – Praça do Folclore Manoel Abas
08/08 – 20h – Itapecuru Mirim – Praça Gomes de Sousa
12/8 – 20h – São Luís – Teatro Arthur Azevedo
Pará
14/08 – 20h – Belém – Theatro da Paz
(Da redação com informações da Assessoria)