Turismo Educacional: Via Mundo lança “Cardápio” de destinos regionais para incentivar a vivências culturais e ambientais entre estudantes.

Em uma noite que reuniu profissionais da educação, do turismo, do esporte e da comunicação, a equipe da Via Mundo apresentou o “Cardápio” de Turismo Pedagógico e Educacional. Um projeto direcionado para as escolas de São Luís com o objetivo de incentivar o turismo pedagógico e de experiência focado na cultura maranhense.

“São atividades relacionadas a história e aos costumes maranhenses, envolvendo também as belezas naturais da região e que serão apresentadas aos estudantes por meio de visitas guiadas”, explicou Antonio Bacelar, diretor da Via Mundo, e diretor de operações da Associação Brasileira de Intercambistas. São quase 20 destinos organizados com a presença dos professores e dos guias turísticos.

Entre os destinos na grande ilha estão os municípios de São Luís e Raposa, além de incluir municípios como Guimarães, Alcântara, Balsas entre outras cidades. O grupo vivenciará, por exemplo, a história do Sitio Piranhenga, conhecerá a Serenata Histórica, visitará os “bastidores“ do Supermercado Mateus, participará de uma Master Class de Música – Escola de Música Lilah Lisboa. Ou podem ir mais além e mergulhar na linda e poética Guimarães conhecendo a poesia e o trabalho de Maria Firmina dos Reis, a primeira romancista brasileira, ou ainda saber detalhes da tradiciona disputa travada entre as famílias poderosas de Alcântara para hospedar o imperador do Brasil.

Ao longo dessas atividades, os professores das escolas parceiras dos projetos, poderão desenvolver conteúdos relacionados as disciplinas de História, Geografia, Empreendedorismo, Biologia, Artes, Literatura entre outras. De acordo com Bacelar, as atividades despertam o lado criativo e estimulam o pensamento reflexivo dos estudantes. “Elas são uma forma de treinar o cérebro para que os alunos tenham um melhor desempenho nos exercícios e provas tradicionais do currículo”, afirmou.

Um projeto que foi desenvolvido ao longo do período pandêmico com a parceria do Instituto Iziane, da Inspirar Comunicação e de representantes dos Governos Municipais de Guimarães e Balsas. As atividades priorizam também a prática esportiva como meio de desenvolvimento da mente e formação do cidadão.

Iziane Costa, jogadora olímpica de basquete, presente a apresentação ressaltou a importância do esporte e da valorização das suas raízes culturais. “Foi por meio do esporte ganhei o mundo, conquistei várias coisas profissioalmente, mas entendi desde cedo que as minhas raízes estavam aqui”, afirmou.

Participaram da reunião representantes das Escolas Educallis, Educador, Crescimento, Dom Bosco, Ifma, Iema, Batista, Inovar, Maple Bear, Santa Teresa, Invictus, o músico e educador, Marcelo Braga, os profissionais do esporte, Iziane Costa, jogadora de Basquete, Vitor Telles da CF 98, da Secretaria Estadual de Turismo e representante do Lightland e da Inspirar Inovação & Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos