“Sou mulher e muita coisa” – Projeto de cineasta maranhense realiza Circuito pelo Nordeste

A cineasta, arquiteta e escritora Milena Carvalho; fundadora da Yabá Filmes, que vai percorrer cidades do Nordeste com o projeto cultural “Sou Mulher e Muita Coisa”, com foco no empoderamento feminino. (Foto: Adriana Vieira)

A maranhense Milena Carvalho é cineasta formada pela Escuela Profesional de Cine y Artes Audiovisuales de Eliseo Subiela (Buenos Aires); arquiteta urbanista e escritora. Ela é autora do livro de autoficção “Quem é essa mulher?”, obra que fala de temas ligados ao universo feminino e que serve de base para seu mais novo projeto intitulado “Sou Mulher e Muita Coisa”.

E as mulheres nordestinas serão as protagonistas dessa iniciativa da Yabá Filmes e de sua fundadora, Milena Carvalho; que conta com o patrocínio das empresas Alcoa (master) e GR e do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.

O projeto itinerante de rodas de conversas e oficinas de escrita criativa vai percorrer 9 cidades do Nordeste; região onde as taxas de abuso sexual e crimes de feminicídio; desemprego e maternidade na adolescência são das mais altas do país.

Vai ser uma experiência potente e transformadora para as mulheres envolvidas, que carregam consigo a força e a resiliência típicas dos nordestinos; mas que guardam muitas vezes, experiencias traumáticas. O projeto vai usar o livro “Quem é essa mulher” como material pedagógico das oficinas. A obra aborda temas como violência sexual, maternidade na adolescência, padrões comportamentais de uma educação não feminista, superação e amor.

Será uma verdadeira “imersão na alma” da mulher nordestina, até 03 de julho, iniciando pela cidade de Codó (MA), e percorrendo também as cidades de Nazária (PI), Poranga (CE), Poço Redondo (SE), Cachoeira (BA), Santana do Mundaú (AL), Taperoá (PB), Nazaré da Mata (PE) e Macaíba (RN).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos