Rock’n roll, rock’n Raul, reggae’n Raul

Falecido em 21 de agosto de 1989, o imenso legado de Raul Seixas torna-se mais conhecido do público com o passar do tempo. Provas mais ou menos recentes disso são a biografia “Raul Seixas: não diga que a canção está perdida” (Todavia, 2019), do jornalista Jotabê Medeiros, e homenagens musicais do maranhense Zeca Baleiro — em “Toca Raul!” (2008) — e do conterrâneo Caetano Veloso, em “Rock’n Raul” (2000).

A musicalidade do baiano Raul Seixas não conhecia preconceitos. Fã literalmente de carteirinha de Elvis Presley e Luiz Gonzaga, ele fundiu rock’n roll com baião, foi um dos inventores do que viríamos a chamar de brega e cantou de tudo, de balada e bolero a samba. Não à toa, invariavelmente artistas da noite ouvem o grito vindo da plateia: “toca Raul!”.

Desde 1992, o cantor maranhense Wilson Zara presta anualmente homenagem ao ídolo, sua principal referência musical. “Quando ouvi “Ouro de tolo” no rádio, ainda na infância, aquilo me despertou de tal forma que eu já sabia ali que era música o que eu queria fazer”, lembra o artista, que abandonou o curso de Letras e a carreira de bancário para se tornar um dos mais bem sucedidos artistas da noite em São Luís do Maranhão, para onde se mudou no final daquela década.

No próximo dia 15, Zara se une à cantora Dicy, para um passeio sobre a obra de Raul, mesclando o rock ao reggae. “A gente vai trazer a obra de Raul para uma levada reggae, que é uma forma de demonstrar a importância dele para a música brasileira e também uma forma de demonstrar a força do reggae para a cidade de São Luís, conhecida como a Jamaica brasileira”, revela Dicy.

A cantora, que normalmente integra a banda de Zara como backing vocal nos tributos anuais que ele apresenta, desta vez fará uma participação especial com este bloco musical de Raul Seixas em ritmo de reggae. A apresentação, que acontecerá ao vivo nos estúdios da TV Guará, para uma pequena plateia de convidados, será transmitida pela emissora, youtube e redes sociais. O espetáculo tem previsão de durar entre duas e duas horas e meia.

Serviço

O quê: Toca Raul — Tributo a Raul Seixas
Quem: Wilson Zara, Dicy e banda
Quando: dia 15 de novembro (segunda-feira, feriado), às 21h
Onde: no auditório da TV Guará para convidados, com transmissão pela TV Guará, youtube e redes sociais
Quanto: grátis
Patrocínio: Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma), com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos