Reconhecimento para advocacia maranhense: Thiago Diaz recebe medalha Manuel Beckman da Assembleia Legislativa do Maranhão

Em uma solenidade marcada pela emoção, gratidão e reconhecimento, o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, foi condecorado com a medalha Manuel Beckman., maior honraria da Assembleia Legislativa do Estado. “Gratidão é o sentimento: à família, à classe, aos amigos”, afirmou Diaz. A Sessão Solene aconteceu no Plenário Nagib Haickel, na Assembleia Legislativa do Maranhão, na sexta-feira, 03 de dezembro.

“Rodamos mais de 500 mil quilômetros ao longo de seis anos para tornar a Ordem uma instituição mais plural, coletiva e que fosse construída em conjunto com a advocacia e com a população maranhense. A Assembleia Legislativa sempre teve um papel central na construção da OAB, sendo parceira, parceria esta que somos gratos”, expressou Diaz. Ele falou também sobre a luta de Manoel Beckman. “Sou fã da sua história e do seu espírito inquieto, revolucionário e questionador. Seu ímpeto de lutar pelo povo do Maranhão e de não se conformar com as injustiças, mesmo nos momentos mais difíceis. As últimas palavras de Beckman antes de ser enforcado foram: morro feliz pelo povo do Maranhão”, discursou Diaz.

Inúmeros foram os advogados e advogadas que foram prestigiar o presidente da OAB/MA. “Com uma gestão democrática, Thiago Diaz, consolidou a Ordem em espaços institucionais, políticos e econômicos importantes. Expressamos aqui a nossa gratidão pela Seccional Maranhense, por meio da condução de Thiago Diaz, ter se consolidado como a Casa de Todos, em uma construção coletiva, com a participação de cada advogado e advogada maranhense e com a população maranhense”, disse o presidente eleito para o triênio 2022/2024 da Seccional Maranhense da OAB.

Reconhecimento

Ao longo do evento, a atuação de Thiago Diaz à frente da Ordem Maranhense nos últimos seis anos foi destaque nos discursos dos deputados presentes.

“A OAB Maranhão é uma instituição extremamente importante não só para as advogadas e advogados, mas para todas as cidadãs e cidadãos maranhenses. Esta é uma homenagem de toda a Assembleia, mas, principalmente, do povo do Maranhão, pois esta é a Casa do Povo com todas as suas ideologias diferentes. Receba essa homenagem do povo do Maranhão. É o reconhecimento da importância da advocacia para o Brasil. Para ter acesso à defesa, é preciso ter acesso aos advogados e advogadas”, expressou o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto.

O deputado Roberto Costa, propositor da medalha, discursou sobre a postura de Thiago Diaz enquanto presidente da OAB/MA, assim como do trabalho da Seccional em prol de toda a advocacia e da sociedade. “A Ordem dos Advogados e Advogadas do Brasil esteve presente nos momentos mais sombrios da nossa República, na marcha pelas Diretas Já, na defesa do Estado Democrático de Direito, na Promoção dos Direitos e Garantias Fundamentais da Pessoa Humana. É a OAB de ontem e de hoje que confunde sua história de luta com a história de todas as brasileiras e brasileiros. E é nessa história que se insere o nosso homenageado, Thiago Roberto Morais Diaz”, falou o deputado, que discorreu ainda sobre algumas ações de destaque da Ordem.

Logo após a fala do homenageado, o deputado Wellington do Curso subiu à Tribuna para prestar depoimento especial a Thiago Diaz. “Falar do Thiago Diaz é muito fácil, dado o carinho e respeito que tenho por ele. Homem jovem, advogado, destemido, corajoso, bom filho e bom amigo e que sempre nos recebeu muito bem institucionalmente pela OAB Maranhão. Esta é nossa justa homenagem, aprovada de forma unânime”, expressou Wellington.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos