Nesta sexta encerra a II Jornada Literária de Raposa

Conhecimento, incentivo à leitura e uma programação cultural aberta a estudantes, professores e comunidade em geral na Raposa. Essa é a proposta da II Jornada Literária de Raposa. O evento iniciou  quarta passada (16) e segue até esta sexta, 18 de agosto, na Quadra Sesc Comunidade.

Marcaram presença na solenidade de abertura o vice-prefeito de Raposa, Márcio Greik e secretários municipais; a diretora de Programas Sociais do Sesc, Regina Soeiro, gestores de escolas de Raposa e técnicos da Semed de Raposa.

O evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Raposa e da Editora Paulus.  A Jornada Literária tem por objetivo potencializar ações de incentivo à leitura no município, propiciando maior acesso aos livros e estimulando as cadeias produtiva e criativa literária.

“A segunda edição da Jornada Literária de Raposa vai envolver alunos e professores. É algo extremamente importante, pois é um meio de impulsionar a leitura entre os estudantes. Além disso, o próprio município poderá demonstrar através da jornada todo o potencial dos seus alunos, com referência a criação literária, o índice de leitura e à apresentação de projetos”, finalizou a Analista de Cultura do Sesc e coordenadora do projeto, Hellen de Paula.

O vice-prefeito, Marcio Greick, que esteve representando o prefeito Eudes Barros, pontuou que a Jornada busca estimular o hábito da leitura. “Essa parceria entre Prefeitura e Sesc é fundamental, pois por meio dela estamos incentivando nossas crianças a adquirirem o hábito de ler. Vivemos um momento em que os celulares, televisões, internet, estão tomando muito de nosso tempo, então é preciso de um estímulo para que o gosto pela literatura não se perca”, disse.

Na programação, atividades lúdicas, culturais e educativas abertas à comunidade na Quadra Sesc Comunidade. Já nas escolas, oficinas formativas e palestras  destinadas a educadores e estudantes. No encerramento, Lançamento da Coletânea “Raposa, conhecendo meu município” (Doralete Farias Carneiro/Rosinélia Machado Barbosa/Juliana da Silva Duarte), um livro didático, escrito por professores locais, contando a história de Raposa e que posteriormente também será levado às salas de aula.

PROGRAMAÇÃO DE ENCERRAMENTO

DIA 18/08 (SEXTA)

LOCAL: QUADRA POLIESPORTIVA SESC COMUNIDADE

  • Recepção com personagens da literatura infantil
  • Exposição Cultural Bicho Raposa/Boi Encanto da Pirâmide
  • Exposição de artesanato local
  • Stand de livreiros – Paulus / Coletânea de autores locais
  • 8h – Lançamento Coletânea “Raposa, conhecendo meu município” – (Doralete Farias Carneiro/Rosinélia Machado Barbosa/Juliana da Silva Duarte) ; Lançamento da Obra “Chorando Reminiscências (Fátima Reis)
  • 8h30 – Performance Mímica “O Realejo”
  • 9h às 12h – Unidade Móvel BiblioSesc; Estação da Leitura: atividades literárias; Estação Lúdica: atividades com jogos educativos interativos e Pintura facial; Estação de Oficinas criativas
  • 9h – Apresentação SLAM (SEC Cultura Raposa)
  • 10h – Contação de Histórias “Grupo Xama Teatro”
  • 10h30 – Contação de Histórias “Pique Esconde”
  • 13h30 às 16h30 – Unidade Móvel BiblioSesc; Estação da Leitura: atividades literárias; Estação Lúdica: atividades com jogos educativos interativos e Pintura facial; Estação de Oficinas criativas
  • 14h – Contação de Histórias “Pique Esconde”
  • 15h – Contação de Histórias “Grupo Xama Teatro”
  • 15h30 – Performance “A cidade dos livros”- Produção: Rosana Fernandes

LOCAL: ESCOLA AGENDADA

  • 9h –  Homenagem a  Gonçalves Dias – por Raimunda Frazão
  • 9h30 – Bicentenário de Gonçalves Dias ( Ana Luiza Ferro) ; Lançamento da obra  “Gonçalves Dias em Cordel – (Wilson Marques) – Público: Alunos Ens. Fund. Maior
  • 14h às 15h – Oficina de Dinamização de Bibliotecas – (Lisiana Bessa) Público: Professores

 

 

 

 

(DA REDAÇÃO, com informações da Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos