Natura lança Escola de Negócios com potencial para transformar a vida de mais de um milhão de consultoras

Batizada de “Ciranda Natura, Escola de negócios com Afeto”, a iniciativa tem como missão acelerar o desenvolvimento das consultoras de beleza por meio do conhecimento, ampliando suas possibilidades de crescimento e geração de renda

 

De acordo com dados da Unesco e do Banco Mundial, estima-se que, em média, cada ano de estudos pode aumentar a remuneração de um indivíduo em 10%, sendo que esse impacto tem efeitos na vida dele pelos próximos 20 anos. Acreditando no poder do conhecimento para transformar e levar prosperidade financeira para toda a rede, a Natura anuncia o lançamento da “Ciranda Natura”, a primeira escola de negócios com afeto do Brasil. A iniciativa visa atender suas Consultoras de Beleza e rede de franqueados das lojas Aqui Tem Natura e está disponível em plataforma digital e gratuita, com conteúdos exclusivos para toda a rede. Atualmente, a marca conta com mais de 1.3 milhão de empreendedoras no Brasil.

“Preparamos diversos conteúdos inspirados nos desafios diários da consultora, de forma que, a partir de cada contexto, sejam apresentadas soluções práticas direcionadas para aquele desafio. Buscamos valorizar a experiência construindo materiais que, além de técnicos, também sejam responsáveis pela potencialização e construção das relações”, explica Agenor Leão, vice-presidente de negócios da Natura. “Isso faz com que os treinamentos sejam aplicáveis, com linguagem de fácil acesso e com potencial para fazer a diferença na vida das nossas consultoras”, reforça o executivo.

A Ciranda Natura conta com uma jornada de aprendizagem que inclui cursos online e presenciais com conteúdos segmentados para cada momento de maturidade do negócio dessas consultoras. Por meio de uma plataforma digital, a escola reúne uma extensa oferta educacional com diferentes formatos de aulas, espaços de trocas, sessão tira dúvidas, entre outros recursos.

Entre os primeiros percursos disponíveis para potencializar o desenvolvimento das consultoras e estimular uma formação continuada estão treinamentos sobre introdução ao empreendedorismo, mundo digital, trilhas de influência digital e conhecimento específico em produtos e linhas de tratamento da marca. Algumas trilhas de aprendizagem ainda garantem certificado e formatura. No entanto, Leão reforça que mais que ensinar técnicas, a escola aprimora competências comportamentais, sociais, de autoconhecimento que todos da rede levarão para a vida inteira.

“Além de alavancar novos talentos e oferecer condições para nossa rede potencializar seu negócio, nosso objetivo é ensinar essas mulheres a se reconhecerem como empreendedoras e assumirem um papel e um espaço social que elas merecem”, enfatiza o executivo.

O modelo de trabalho horizontal praticado na Natura é um dos aspectos importantes da novidade, assim como a linguagem e, também, a confiança no processo de criação dos conteúdos. Com o estímulo da troca entre a rede, a marca realizou um processo de mapeamento para identificar Consultoras de Beleza que, além de apoiar o desenvolvimento do conteúdo, também desempenharam o papel de Treinadoras, encontrando uma nova fonte de renda, propósito de transformação e, também, melhora nos indicadores de qualidade de vida.

Leão explica que essa troca estimula a aprendizagem contínua de forma inclusiva. “Esta é a razão pela qual falamos que é uma Escola de Negócios com Afeto, pois as relações são a base da Natura. Muitas vezes, a Consultora Treinadora já passou pelos mesmos desafios que sua aluna pode estar enfrentando. De maneira descomplicada e encorajadora a Ciranda nasce para ser esse ambiente acolhedor de troca conhecimento”, afirma Agenor.

Consultoras Treinadoras

Jacqueline Rezende Queiroz, do time de Consultoras Treinadoras, explica que o novo papel a ajudou tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional. “Descobri que amo ensinar e me aperfeiçoar e consigo medir pelos meus resultados todo o valor que o aprendizado traz.  Graças ao conhecimento, consigo vender cinco vezes mais e me tornei referência. Da mesma forma, minhas alunas passaram a vender mais e recuperaram a autoestima. É muito recompensador”.

O depoimento de Jacqueline vai ao encontro do propósito da Ciranda de fomentar o acesso ao conhecimento para aumentar a qualidade de vida e garantir melhores oportunidades que ampliam geração de renda e permitem a realização de sonhos. “Isso traz impacto positivo não só na vida das consultoras, mas seu entorno: família e comunidade ao redor. É um efeito em cadeia gerado a partir de um momento de autodescoberta e expansão daquelas que participam dos nossos treinamentos”, completa Agenor.

Além dos conteúdos gerados pelas Consultoras Treinadoras, grandes empresas de educação também farão parte de frentes específicas da escola. “As Consultoras que passam a empreender como donas de franquias demandam por materiais ainda mais completos em termos de gestão de negócios.”, exemplifica o executivo.

Em 2021, a Natura iniciou a saída de um modelo vertical e centralizado de cursos com o lançamento do novo papel de Consultoras Treinadoras. Já no primeiro ano, houve a maior adesão em treinamentos da série histórica com quase meio milhão de consultoras treinadas e mais de 8.5 milhões de aulas consumidas. “A Natura acredita na transformação pela educação, pois seu impacto não está ligado apenas aos negócios, mas está de mãos dadas ao desenvolvimento de diversos aspectos da vida. Agora, com o Ciranda Natura, queremos ampliar esse impacto positivo”, afirma.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br  ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

(Com informações da Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos