Natura &Co conquista primeiro lugar na categoria Saúde e Bem-estar do Ranking TOP Open Corps 2022

No ranking geral, o grupo ficou na 12ª posição entre as 4.450 empresas mais engajadas com o ecossistema de startups do Brasil

A 100 Open Startups, plataforma que conecta startups a grandes companhias no Brasil, divulgou a lista das empresas líderes em inovação aberta no país, as chamadas TOP Open Corps. Como nas edições anteriores, além das TOP 100, que compõem o ranking geral, também foram reconhecidas as corporações líderes em 25 categorias de mercado. Pelo segundo ano consecutivo, a Natura levou o primeiro lugar na categoria Saúde e Bem-Estar, este ano estendido a Natura &Co. Já no ranking geral, a companhia ficou na 12ª posição.

A premiação avalia o engajamento de médias e grandes empresas com o ecossistema de inovação brasileiro, medindo as relações de negócios estabelecidas entre essas empresas e startups de diversos setores. O ranking, que contou com 82 empresas participantes em 2016, hoje registra 4.450 corporações com contratos firmados com startups nos últimos 12 meses.

De acordo com o mais recente levantamento da 100 Open Startups, a intensidade do Open Innovation, isto é, da inovação aberta no Brasil, aumentou em 94 vezes ao longo dos últimos seis anos. Do ano passado para cá, houve um crescimento de mais de 50% na interação entre empresas e startups, registrando 114.246 pontos em 2022, contra 75.705 registrados em 2021. O mesmo estudo indica que os negócios entre corporações e startups bateram recorde este ano, com cerca de R$ 2,7 bilhões em contratos, a um valor médio de R$ 260 mil por contrato.

O reconhecimento a Natura &Co nesta edição reforça a atuação do grupo em prol de um modelo de negócio conectado à inovação aberta, que viabilize o desenvolvimento de produtos e serviços disruptivos. Hoje, a parceria de Natura &Co com startups ocorre, principalmente, por meio do Natura Startups, área transversal a diversos segmentos da companhia, como logística, recursos humanos, marketing, biotecnologia, varejo, jurídico e finanças. Além disso, a companhia também investe em inteligência artificial, em tecnologias educacionais para colaboradores e força de vendas, e em frentes de inovação voltadas à redução de impactos ambientais e à área da saúde.

“Ficamos muito felizes em estar, mais uma vez, no topo do ranking da categoria de Saúde e Bem-Estar e entre as 15 empresas mais engajadas com startups. Reconhecimentos como este demonstram a consistência desse tema para Natura &Co, e nos estimulam a seguir expandindo nosso relacionamento com a comunidade empreendedora para, assim, gerar mais impacto social, econômico e ambiental positivo para o mundo”, comemora José Manuel da Silva, vice-presidente de &Co Pay e Novos Negócios de Natura &Co América Latina.

Natura Startups

Desde 2016, o ecossistema Natura Startups atua como porta de entrada da inovação aberta na companhia, conectando empreendedores aos desafios de negócio da marca, estabelecendo métodos e proporcionando facilidades para que as conexões com esses atores sejam bem-sucedidas. A atuação do Natura Startups se dá por três pilares: acelerar a inovação por meio da prospecção de startups e da correalização de testes com as áreas internas da empresa; fomentar a cultura interna de test & learn, a colaboração e o intraempreendedorismo; e contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de startups. Até hoje, cerca de 5500 startups foram avaliadas pela multinacional de cosméticos, que testou 149 soluções criadas por elas e estabeleceu pelo menos 57 parcerias comerciais. Atualmente, 48 startups têm relacionamento ativo com a empresa.

Entre as ações de destaque de Natura Startups está a adoção do uso de drones para a realização de entregas de produtos da marca, tendo em vista a redução de emissões líquidas de gases de efeito estufa – frente que contou com a parceria da startup Speedbird Aero. Outro exemplo de tecnologia de impacto positivo é a de serviços de áudio para sites web, criados pela healthtech Audima, viabilizando a inclusão digital de pessoas com deficiência visual. Na frente de relacionamento com a força de vendas, conta-se com a parceria da adtech Squid, que disponibiliza uma plataforma de métricas focada em missões realizadas pela Natura com sua rede de Consultoras Influenciadoras e Treinadoras.

“Natura Startups é uma alavanca importante no nosso processo de transformação organizacional. A conexão com um ecossistema de startups nos permite acelerar nossa Plataforma de Negócios com produtos, serviços e parceiros, além de desenvolver novas avenidas de crescimento. Essa rede permite que muitas soluções possam ser testadas e rapidamente escaladas para todas as nossas operações na América Latina e em outras empresas do grupo”, afirma o executivo.

Sobre a 100 Open Startups

 

A 100 Open Startups é a plataforma de open innovation pioneira e líder na América Latina, que tem como missão transformar o mercado e a sociedade a partir da inovação pela colaboração entre empresas e startups. Desde 2008, organiza a Open Innovation Week – Oiweek, comunidade que reúne mais de 150 mil profissionais e, desde 2016, publica o Ranking 100 Open Startups, que monitora a evolução da prática da inovação aberta e premia as empresas e startups líderes. A plataforma digital já facilitou mais de 1 milhão de interações que resultaram no registro de mais de 70 mil acordos de open innovation e R$ 3,9 bilhões em contratos entre startups e corporações. Atualmente, são mais de 25 mil startups e 7 mil corporações participantes da plataforma.

 

Sobre Natura &Co

Natura &Co é um grupo global guiado por propósito, composto por quatro marcas icônicas: Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. Operando em mais de 100 países, com mais de 3.700 lojas, 35.000 colaboradores e mais de 7,7 milhões de representantes e consultoras, acreditamos em desafiar o status quo para promover impacto econômico, social e ambiental positivos, por meio de cooperação, cocriação e colaboração. Natura &Co registrou receita líquida de R$ 40,2 bilhões em 2021, e temos orgulho em ser a maior Empresa B do mundo. Há 135 anos, a Avon tem apoiado o público feminino, oferecendo produtos de beleza inovadores e de qualidade, que são vendidos principalmente para mulheres, por mulheres. Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira do segmento de cosméticos e higiene pessoal, líder em venda direta, reconhecida por seu modelo de negócios sustentável, que ajuda a manter a Floresta Amazônica em pé. Criada por Anita Roddick em 1976 em Brighton, na Inglaterra, The Body Shop é uma marca global de beleza que busca fazer diferença positiva no mundo. A marca australiana de beleza Aesop foi fundada em 1987 com o desafio de criar produtos superlativos para a pele, o cabelo e o corpo. Conheça mais no site https://www.naturaeco.com/

(Com informações da Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos