Música Clássica no Palacete Gentil Braga

O Palacete Gentil Braga, situado na Rua do Passeio, N.56, no coração do Centro Histórico de São Luís, sediará nos próximos dias 12, 13, 25 e 30, uma série de concertos musicais, reunindo grandes nomes da música clássica do Maranhão nas modalidades canto lírico, piano, orquestra e flauta.

Atividade que vem para somar no calendário cultural de São Luís, levando o público de volta ao teatro, e ainda despertando a solidariedade nos ouvintes, uma vez que os valores arrecadados com a venda dos ingressos serão revestidos em ajuda humanitária aos maranhenses.

O flautista Solimar Lemos (de Brasília) e o pianista e compositor maranhense Willame Belfort abrirão essa minitemporada na capital, onde, nos dias 12 e 13 de abril, irão executar obras de peso, através de uma técnica apurada e sensibilidade musical, a dupla promete contagiar a todos. No programa, obras de Bach, Piazzolla, Villani Côrtes, Chiquinha Gonzaga, Zequinha de Abreu e do próprio Willame Belfort. Os ingressos estão disponíveis pela plataforma SYMPLA.COM.

SOBRE OS ARTISTAS

SOLIMAR LEMOS: Nasceu em Gama (DF). Teve seu contato com a música desde criança. Com o incentivo do irmão (Jorge Lemos de Barros), aos 10 anos de idade começou a ter contato direto com a música, sempre se identificando com a flauta doce e a bateria, embora tenha iniciado seus estudos musicais no piano com Maestro David Lourenço. Dos 15 aos 19 anos estudou bateria com professor Chico Batera e o Prof. Zequinha Galvão. Alguns anos depois começou a estudar Flauta Transversal na Escola do Maestro Divino com o Prof. Welder Rodrigues.  Em 2011 ingressou na EMB (Escola de Música de Brasília) onde concluiu o curso básico em flauta transversal com o professor Toninho Alves. Já em 2013, ingressou no Curso Técnico em flauta Transversal, tendo como professor Toninho Alves, Welder Rodrigues e Diana Mota.

Como músico atuante no cenário musical de Brasília, fez parte da Banda da cantora Dani Machado e Banda Indoor da cantora Flávia Lindgren. Acompanhou alguns cantores como: Betho Alencar, Hugo Brasileiro, Geraldo Carvalho, Paulo Façanha, Francês Correia, dentre outros. Possui, além de uma técnica apurada, um repertório musicalmente rico, que vai do erudito ao popular, reforçando sua versatilidade enquanto músico.

WILLAME BELFORT: Natural de São Luís, fruto da Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo” (pertencente à classe da Profa. Rose Fontoura), é pianista e compositor erudito com músicas já executadas em outros estados e países. Tem, em seu currículo, trabalhos com inúmeros artistas do cenário da música erudita em âmbito nacional e internacional, e já participou de vários festivais de música como bolsista, pianista colaborador e regente. Integrante e docente no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação Joãosinho Trinta, é membro imortal da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil e Superintendente da mesma no Estado do Maranhão. É, além de músico, poeta, escritor e pesquisador independente, autor de dois livros solos de poesias, detentor de vários prêmios na literatura e música. Fundador e Diretor Geral da Belfort Produções 8.

A SÉRIE CONCERTOS BENEFICENTES
Ocorrerá de forma híbrida, com a presença de público (sendo obrigatório o uso de máscara durante todo o espetáculo) e transmissão ao vivo pelo canal Belfort Produções 8, no Youtube, democratizando o acesso à música de concerto, e por onde as pessoas também poderão fazer doações. Entre os artistas os cantores líricos Magno Ferreira, Sérgio Pacheco, Henrique Lisboa, Tadeu Carvalho, Rose Nogueira e Lívia Corrêa, além da estreia mundial da OICMA (Orquestra Independente de Câmara do Maranhão), sob piano e regência de Willame Belfort.

QUANDO? 12, 13, 25 e 30 de abril DE 2022.
ONDE: Palacete Gentil Braga (Rua do Passeio, N. 56, Centro – São Luís – MA)
HORÁRIO? 20h (presencial e pelo canal Belfort Produções 8 no Youtube)
VALOR? R$40,00 (INTEIRA), R$20,00 (MEIA-ENTRADA).
INGRESSO? Pela plataforma SYMPLA.COM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos