João Donato – A travessia de uma obra pujante na Música Brasileira

“A trajetória de João Donato é impressionantemente bonita e uma referência. Desde que começou a ficar conhecido tocando seus acordes entre amigos, como João Gilberto e Tom Jobim, nos tempos da bossa-nova, seguiu, até hoje, atuante e ativo, como vimos recentemente ao lado de Jards Macalé no show Síntese do Lance. Com seu trabalho, atravessou gerações com a naturalidade de quem compõe para as múltiplas facetas da vida”, diz Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú.

“O Brasil perdeu mais um de seus importantes artistas, que contribui imensamente para a música brasileira e ajudou a torná-la ainda mais conhecida no exterior”, completa.

Veja mais sobre João Donato em:

 + 70 – série do Itaú Cultural com entrevistas de artistas, educadores e intelectuais marcantes para a arte e a cultura brasileiras, que falam de sua trajetória e experiência de mais de 70 anos.

https://www.youtube.com/watch?v=xxZ4IPZYw8U

Memórias capitais – série de gravações sobre personalidades da arte e cultura brasileira sobre os lugares de onde nasceram.

https://www.itaucultural.org.br/sites/memoriascapitais/RioBranco.html

Enciclopédia:

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa12534/joao-donato

 

 

 

 

(Da Redação com informações da Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos