Itaú Cultural Play traz novos filmes de diretores que se destacaram no primeiro Prêmio Revelação do  Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo

Com curadoria do festival, a plataforma de streaming do Itaú Cultural reúne títulos contemplados em um dos principais eventos do mundo dedicado ao curta-metragem. Produzidos em São Paulo e o no Rio de Janeiro, os quatro filmes são obras de uma geração de realizadores que hoje ocupa lugar de destaque dentro do audiovisual brasileiro.

A partir do dia 19 de agosto (quinta-feira), a plataforma de streaming do cinema e audiovisual brasileiro Itaú Cultural Play – www.itauculturalplay.com.br –, acrescenta ao seu catálogo uma mostra de filmes dirigidos por cineastas que se destacaram na primeira edição do Prêmio Revelação do Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, em 1999, e seguiram firmes atrás das câmeras. Em uma parceria inédita com o festival, que estreia sua 32ª edição na mesma data, apresenta Dalva, de Caroline Leone, e Os sapatos de Aristeu, de René Guerra, são produções gravadas em São Paulo. Por dentro de uma gota d’água, de Felipe Bragança e Marina Meliande, e O brilho dos meus olhos, do cineasta Allan Ribeiro, foram rodados no Rio de Janeiro.

Primeiro curta-metragem da cineasta paulista, Caroline Leone, Dalva, de 2004, narra o drama de uma mãe solteira vivendo na cidade de São Paulo. A protagonista da história, que dá nome ao filme, tem dois empregos e vive com dificuldades para colocar comida na mesa. Em meio a essa rotina desumana, sua filha tem um sonho em que ela e sua mãe voam alto nas asas de um pássaro azul.

Os sapatos de Aristeu, de 2008, marca a estreia de René Guerra como realizador valeu ao cineasta alagoano ser comparado com o diretor espanhol Pedro Almodóvar. Com destaque para as interpretações dos atores e situações cômicas, o filme se passa a partir do velório de uma travesti que morreu no palco de um cabaré. Com maquiagem, cílios postiços e laquê no cabelo, o corpo da falecida é entregue para a família que recusa o figurino extravagante e quer enterrá-lo como homem. Enquanto isso, uma procissão de travestis chega para tentar dar o seu último adeus.

Curta-metragem dos diretores cariocas Felipe Bragança e Marina Meliande, Por dentro de uma gota d’água, de 2003 é inspirado no poema O Prisioneiro, de Mário Quintana. Em uma narrativa sobre as noções do tempo e do isolamento, o filme mostra o dia de um homem enclausurado dentro de um quarto, cercado de baldes, ao som de goteiras que caem do teto. Quando a campainha toca, ele recebe uma encomenda, escuta música e depois fica bêbado.

Em O brilho dos meus olhos, de 2006, o carioca Allan Ribeiro explora os limites que existem entre a linguagem da ficção e do documentário. No saguão de uma estação ferroviária, homens e mulheres seguem para mais um dia de trabalho. Entre eles, um pedreiro. Ele chega ao canteiro de obras, sobe paredes, come sua marmita e, ao fim da jornada, toma o trem. Ao chegar no seu bairro, faz o que mais gosta: soltar a voz em um videokê.

 

O Festival

Considerado um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo, desde 1989, o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo seleciona anualmente cerca de 400 produções de uma ampla gama de países, procurando representar a diversidade e a variedade da produção de curta metragem no mundo, e ampliar o diálogo do audiovisual internacional com a produção latino-americana. A partir de 1999, por meio do Prêmio Revelação, o festival celebra os novos talentos do cinema brasileiro, destacando a produção realizada nas universidades e cursos de cinema do país. Este programa da Itaú Cultural Play reúne títulos contemplados na primeira edição do Prêmio Revelação

 

A Itaú Cultural Play

Lançada em 19 de junho, dia da celebração do cinema brasileiro, a Itaú Cultural Play é a nova plataforma de streaming do Itaú Cultural. Com acesso gratuito, o catálogo inicial reúne mais de uma centena de títulos dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, abrangendo filmes de ficção, documentários, séries documentais e de ficção, animações para crianças e para adultos, produções experimentais, entrevistas, palestras, curtas e longas-metragens. Acessível para dispositivos móveis IOS e Android, a plataforma pode ser acessada pelo site itauculturalplay.com.br.

SERVIÇO:

Itaú Cultural Play

Mostra Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo

19 de agosto de 2021

Em www.itauculturalplay.com.br

 

Dalva (2004)
De Caroline Leone
Duração: 10 min

Classificação indicativa: 12 anos

O brilho dos meus olhos (2006)
De Allan Ribeiro

Duração: 11 min

Classificação indicativa: Livre

Os sapatos de Aristeu (2008)

De René Guerra

Duração: 17 min

Classificação indicativa: 14 anos

Por dentro de uma gota d’água (2003)

De Felipe Bragança e Marina Meliande

Duração: 10 min

Classificação indicativa: 12 anos

Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br 
www.twitter.com/itaucultural 
www.facebook.com/itaucultural 
www.youtube.com/itaucultural 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista.
Bacharel em Comunicação Social- Jornalismo com pós-graduação em Jornalismo Cultural na UFMA.

Criadora de conteúdo, roteirista, DJ, colecionadora de discos, produtora artística e fonográfica. Ludovicense, filha de rosarienses. Morou na Cohab, Fé em Deus, Liberdade em São Luís, passou três anos em Codó, e voltou para a capital residindo na Rua Basson (Apeadouro – Bairro de Fátima) e Cohatrac IV. Foi aluna do Colégio Batista.

Gosta de cozinhar. Sempre foi (e pretende continuar sendo) apreciadora da culinária a base de frutos do mar, dos modos e costumes nordestinos; brincante da Cultura Popular e uma assídua frequentadora das mais diversas regiões da Ilha de São Luís e do Maranhão. É autora dos projetos de difusão musical “Vinil & Poesia” e “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos