Intercâmbio profissional entre professores da Língua Espanhola de Córdoba e São Luís acontece essa semana na capital maranhense

Uma imersão na cultura e língua espanhola envolvendo os profissionais da educação das duas cidades: São Luís, no Brasil, e Córdoba, na Argentina. A programação, organizada pela Via Mundo e SET Idiomas conta com a parceria da Secretaria Estadual de Educação, e de Turismo do Estado e Município, Universidade Estadual do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão e Escolas Particulares.

Professores e alunos também foram contemplados Oficina de Ensino da Língua Espanhola, que acontece na tarde desta terça-feira, e com o Master Class de Espanhol. “As atividades fortalecem as estratégias do aprendizado da língua espanhola por meio de uma metodologia prática que estimula o aprendizado por meio da vivência nos respectivos destinos” ressaltou Antonio Bacelar, diretor da Via Mundo e diretor operacional da Associação Brasileiras das Agências de Intercambio.

A oficina a ser ministrada envolve conceitos chaves para a educação intercultural do ensino de línguas estrangeiras em geral com foco no espanhol. Tem como foco a compreensão da importância do desenvolvimento sociocultural e intercultural dos estudantes, a partir de recursos didáticos audiovisuais com o foco comunicativo.

Roda de Conversas sobre o Espanhol

Ao longo da programação em São Luís, os representantes da SET vão dialogar com instituições públicas e privadas sobre parcerias para o Ensino da Língua Espanhola. O Governo do Estado, por meio do IEMA no Mundo, já incentiva alunos de escolas públicas a conhecerem e aprenderem outras línguas com o High School no exterior.

A participação dos estudantes amplia seu background cultural, propicia o domínio funcional de uma língua estrangeira, fortalece e enriquece seu currículo escolar, e contribui para seu melhor desempenho acadêmico.

Expositores
A oficina para os professores e alunos será ministrada por Eduardo Trucco, mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Castelhana na UNC (Universidade Nacional de Córdoba), Professor e Tradutor de inglês e espanhol por mais de 25 anos e Tesoureiro da Câmara de Turismo de Córdoba e por Silvina Morales, bacharelado em Comunicação Social e Mestrado em Ensino de espanhol como Língua Estrangeira pra Universidade Nacional de Córdoba, professora de espanhol por 3 anos em vários cursos com estudantes de diversas faixa etárias e origens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos