Duas grandes perdas marcam este Dia do Músico no Brasil, Erasmo Carlos e Pablo Milanés.

O Dia do Músico dá-se em virtude do mesmo Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, e bastante reconhecida pelos católicos no Brasil.Esta data homenageia os artistas que interpretam melodias e harmonias que encantam a humanidade há milhares de anos.

ERASMO – Internado há dois dias devido a sérias complicações renais, faleceu nessa terça -feira no Rio de Janeiro, o cantor e compositor Erasmo Carlos. Ele se preparava para vir a São Luís apresentar, no próximo dia 16 de dezembro, no Multicenter Sebrae – Cohafuma. A iniciativa assinada pela empresa Flávia Bittencourt Produções Artísticas confirma o cancelamento do show. Todos os ingressos que já foram previamente adquiridos na Bilheteria Digital terão seu valor devolvido integralmente a todos os clientes, que já podem buscar a plataforma para esse reembolso.

Conhecido por ser um dos pioneiros do rock brasileiro e por sua parceria com Roberto Carlos, ele deixa um grande legado para a música no Brasil. Foram 50 anos de estrada, mas de 500 canções e muitos sucessos, como “Além do Horizonte”, “É Preciso Saber Viver”, “O Bom”, que ultrapassam gerações e ficaram na memória do público.

Nascido e criado na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, Erasmo sempre foi apaixonado por música. A Bossa Nova e o rock’n’roll despertaram o artista que existia dento dele. Na vila onde morava, o cantor aprendeu a tocar violão com Tim Maia. Mais tarde, fez parte de um grupo que tinha Tim e Roberto Carlos, mas a banda foi desfeita após uma briga entre Tim e Roberto. Erasmo e Roberto tinham muitas coisas em comum como a paixão por Elvis Presley e torcer pelo Vasco da Gama.

PABLO – O cantor e compositor cubano Pablo Milanés, fundador do movimento Nova Trova e uma das grandes vozes da América Latina, faleceu também na madrugada de hoje em Madri aos 79 anos. “Com grande dor e tristeza, lamentamos informar que o mestre Pablo Milanés faleceu na madrugada de 22 de novembro em Madri”, informa a página do artista no Facebook.

A notícia do falecimento de Pablo Milanés também ecoou com profundo pesar aos brasileiros. O artista tinha forte conexões com a Música Popular Brasileira, entre muitos autores de peculiar afinidade, podemos citar Chico Buarque e Milton Nascimento. Em 1983, no Rio de Janeiro, um show dele deu origem ao álbum Pablo Milanés ao vivo no Brasil, lançado em 1984 com gravação antológica das músicas YolandaPedaço de mim (Chico Buarque, 1978) e Homenaje (Pablo Milanés, 1983).

 

(Da Redação, com informações GShow, Intermídia, Terra)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos