Faixas das bandas selecionadas no Programa de Aceleração de Carreiras do Festival BR135, com patrocínio da Natura Musical, estarão nas plataformas digitais a partir desta sexta-feira, distribuídas pela Believe Music.
A edição 2022 do Conecta Música selecionou 10 bandas/artistas maranhenses: Alkalines, BIOdz, Camila Reis, Dicy, Fuega, Yann Kaminski, Luma Pietra, Nathalia Ferro, Pamela Maranhão e Pantera Black. Cada selecionado gravou um single com produtores reconhecidos nacionalmente e recebeu registro audiovisual e fotográfico, além de mentoria de carreira orientada por Verônica Pessoa e Dani Ribas, entre outras consultoras.
A comissão de curadoria, que reuniu Marcelo Damaso (Festival Serasgum/PA), Ana Morena (Festival do Sol/RN) e Marta Crioula (Festival Satélite de Brasília), avaliou mais de 80 trabalhos inscritos. Os selecionados tiveram seus singles produzidos por Chico Correa (PB), Rovilson Paschoal (SP) e Sandoval Filho (MA).
O registro audiovisual foi realizado pela equipe dos cineastas Tássia Duhr, Sunday James e Lucas Sá e o ensaio fotográfico leva a assinatura de Laila Razzo. Todo esse material será divulgado pelas redes sociais do festival e nas plataformas digitais de música e audiovisual.
O Conecta Música é uma realização do Festival BR135, iniciativa da dupla Criolina, formada por Alê Muniz e Luciana Simões. O festival integra o Fórum Amazônia Legal, voltado à valorização de artistas, produtores e eventos da região. “O DNA do BR135 é colocar os artistas maranhenses no mapa da música brasileira. Esse programa de aceleração de carreiras oferece ferramentas para a construção de pontes entre a nossa cena e os sons de outros brasis”, afirma Alê Muniz.
O Conecta Música 2022 foi selecionado pelo programa Natura Musical no Edital 2020, ao lado de Linn da Quebrada, Bia Ferreira, Juçara Marçal, Kunumi MC e Rico Dalasam. Ao longo de 16 anos, Natura Musical já ofereceu recursos para mais de 140 Projetos no âmbito nacional, contemplando a arte de Lia de Itamaracá, Mariana Aydar, Jards Macalé e Elza Soares, dentre outros.
“Natura Musical sempre acreditou na força da música para mobilizar as pessoas. Para refletir esse propósito e dar espaço a diferentes vozes, a plataforma apoia artistas, bandas e projetos de fomento à cena, capazes de amplificar debates como a diversidade, a sustentabilidade e o impacto positivo na sociedade”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.
Além do pacote de aceleração de carreira aos contemplados, o Conecta Música 2022 realizou três lives abertas com participação de Essa etapa do projeto contou com a participação de Fióti, Luedji Luna, Raquel Virgínia, ampliando o debate sobre gestão de carreiras, panoramas da música brasileira, conteúdos online, shows e bookers, assessoria de imprensa, políticas públicas, gênero, censura, cultura popular, negritude, feminismo, rentabilidade e monetização, distribuição e direitos autorais, futuro e tecnologia, saúde e solidariedade, música e saúde mental, dentre outros. Quem não conseguiu conferir ao vivo pode assistir a gravação dessas conversas no feed do festival no Instagram: @festivalbr135.