Evento marcado para os dias 8, 9 e 10, na Praça das Mercês, apresenta grupos de bumba meu boi e danças folclóricas, shows com Chico César, Dona Onete e Mariana Aydar, além da Vila do Forró. O arraial é a segunda etapa de projeto iniciado em junho, com uma série de oficinas que contemplou cerca de 1.500 estudantes da rede pública da área Itaqui-Bacanga.
O Arraial Zabumbada apresenta uma programação dedicada a celebrar os tambores que dão o tom dos festejos juninos do Maranhão, reunindo batalhões de todos os sotaques do bumba meu boi e grupos de danças, como tambor de crioula, cacuriá, quadrilhas, e shows musicais. No local, Praça das Mercês, centro histórico de São Luís, haverá também um espaço dedicado ao forró pé de serra, a Vila do Forró, e às barraquinhas de comida típica.
O arraial é a etapa final do projeto, que começou em junho, com a Caravana Zabumbada, uma série de oficinas gratuitas de dança e percussão do bumba meu boi para estudantes de escolas públicas municipais. O Arraial Zabumbada tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, com programação aberta ao público de 8 a 10 de julho.
Os estudantes contemplados pelas oficinas e suas famílias são os convidados especiais do evento, numa iniciativa que é ao mesmo tempo uma celebração dos resultados da Caravana Zabumbada e a valorização dos ritmos, cores e danças do bumba meu boi do Maranhão. “É muito importante pensar em formar público para conhecer, amar e valorizar a nossa cultura”, afirma a diretora do projeto, Caroline Marques.
Confira a programação completa: @temzabumbada
A caravana
As oficinas de dança, realizadas no período de 8 e 11 de junho, homenagearam índias, índios, caboclos de pena e de fita, além do miolo do boi. As de música foram dedicadas aos sotaques de zabumba e pandeirão.
“O resultado foi incrível. Apresentamos os personagens da nossa grande festa no contexto cultural em que estão inseridos, estimulando o sentimento de pertencimento da comunidade em relação tanto ao centro histórico quanto ao bumba meu boi, que é a nossa maior manifestação cultural, tombada como patrimônio imaterial do Brasil”, explica Caroline.
Para coroar o Arraial Zabumbada, a festa se completa com shows de um trio de ouro da música popular brasileira: O paraibano Chico César, a paraense Dona Onete e a paulista Mariana Aydar. No repertório de cada um deles uma coleção de sucessos para dançar e celebrar os ritmos juninos.
Perfis
Chico César – Tem mais de 10 discos gravados, entre eles Aos Vivos (1995), Cuzcus Clã (1996), Beleza Mano (1998), Mama Mundi (2000), Respeitem Meus Cabelos, Brancos (2002), De uns tempos pra cá (2005), Francisco Forró e Frevo (2008), Estado de Poesia (2015) e O Amor é um Ato Revolucionário (2019). Atualmente Chico César realiza a turnê nacional Violivoz, com Geraldo Azevedo
Dona Onete
Aos 84 anos, a diva do carimbó chamegado se consagra como um dos maiores nomes da música popular brasileira. Com mais de 300 composições, participações em festivais nacionais e internacionais, músicas em trilhas de novelas, além de três discos gravados, Dona Onete já passou por mais de 16 países, levando o nome da cultura paraense no peito. No Arraial Zabumbada não vai ser diferente, a ordem é colocar todo mundo pra dançar.
Mariana Aydar
Com cinco discos de estúdio e um documentário lançados, a cantora e compositora paulistana alia elementos e ritmos contemporâneos às suas raízes no samba, forró e afoxé. Seu trabalho mais recente, Veia Nordestina (2019), que mistura ritmos como xote, pagodão, arrocha, frevo, galope, kuduro e rastapé, ganhou o Grammy Latino 2020 de Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa.
ZABUMBADA
Projeto: Temporana Produções Culturais
Patrocínio: Instituto Cultural Vale
Arraial Zabumbada
Quando: De 8 a 10 de julho, das 17h30 à meia-noite
Onde: Na Praça das Mercês, centro histórico de São Luís
Fonte: Assessoria de Imprensa – (98) 98179-1113
3 Responses
Parabéns!
Essa sim é uma programação alternativa respeitando a cultura e as sonoridades juninas/juninas.
Que Rufem as zabumbas … dadas, de mãos dadas, pra quem sente arrepiar no couro a batida da zabumba no coro.
Quando será o dia de Chico César
Sexta-feira, 08