Neste sábado (6), tem festa do Boi de Santa Fé para os seus 35 anos de tradição. Considerado um dos mais tradicionais grupos de bumba-meu-boi do Maranhão, o Boi de Santa Fé, sotaque da baixada, vai comemorar seu aniversário na sede do boi, com um ensaio, a partir das 18h, no Bairro de Fátima, em São Luís.
Fundando por Mestre Zé Olhinho, natural de São Vicente Férrer e pelos seus colegas da Baixada Maranhense, em 1988, o grupo trouxe para São Luís as batidas, passos, instrumentos, indumentárias e personagens, tradicionais do sotaque da Baixada.
Referência para o Bairro de Fátima, onde está situada seu Barracão Sede, o Boi Unidos de Santa Fé, nestes 35 anos de fundação, conquistou uma atuação de destaque nas festividades culturais do Maranhão e em outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, muito requisitado para apresentações em Arraiais públicos e particulares, levando a beleza de seu espetáculo, onde a batida das matracas e dos pandeirões são fortes e vibrantes, soando com altivez, harmoniosas toadas.
De sotaque da baixada, o boi é embalado pela percussão que reúne pandeiros, caixas, tambores-onça, maracás e pequenas matracas. Entre cantadores, baiantes, batuqueiros, tribo de índias, tribo de índios, cazumbas, miolos, catirina, pai francisco, chapéus de pena e equipe de apoio, o grupo somo em torno de 180 brincantes, que trabalham durante todo ano nas oficinas de bordado e ensaios de preparação para temporada junina.
Acesse: https://www.instagram.com/boidesantafeoficial/
SERVIÇO:
O quê? Aniversário de 35 anos do Boi de Fanta Fé.
Quando? Sábado, 06, a partir das 18h.
Onde? Sede do boi (Segunda Travessa Jardim Ramos, 5, Bairro de Fátima).
(Da redação com informações da Assessoria)