O maranhense Gonçalves Dias completa seu bicentenário de nascimento nesta quinta-feira, 10 de agosto. Considerado o mais importante poeta do Romantismo brasileiro, autor do poema Canção do Exílio, foi também etnógrafo, dramaturgo, historiador e professor. Foi membro criador da Escola Indianista ou Panteísta.
Por sua imensa contribuição literária, é patrono nas Academias Brasileira de Letras, Brasileira de Filologia, Maranhense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Na mesma data será comemorado o aniversário de 115 anos de atividades da Academia Maranhense de Letras. Nesta quinta-feira, 10, 19h, na Academia Maranhense de Letras, haverá sessão solene.
Em Brasília, a sessão solene, em homenagem ao bicentenário do nascimento do poeta maranhense Gonçalves Dias, acontece no próximo dia 14.
No detalhe, o professor, membro da Academia Brasileira de Letras e diretor da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, convidado especial que integra a programação organizada pelo Comitê Especial Gonçalves Dias 200 Anos.
(Da redação em homenagem a Gonçalves Dias)