“Bonecos do Natal Maranhense” – Projeto de paper toys voltado para crianças, adultos e turistas

O período natalino do Maranhão ficou ainda mais especial em 2022, com a realização da nova edição do “Bonecos do Natal Maranhense”, projeto que visa, por meio da união entre design, arte e cultura maranhense, a distribuição de kits e oficinas de paper toys para encantar crianças, adultos e turistas neste mês de dezembro.

No segundo dia de atividades, ocorrido na última quinta-feira (22), o projeto, que é executado pela Éguas Paper Toy (empresa maranhense de brinquedos de papel), via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e tem o patrocínio do governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e da Equatorial Energia, reuniu centenas de crianças durante duas ações realizadas em São Luís.

No começo da tarde, na sede da Equatorial Energia, no bairro Cohafuma, foram entregues mais de 200 kits culturais para a instituição, entre brinquedos e revistas – ambas com o toque especial tanto do Natal quanto do Maranhão.

“Foi um momento único e muito especial para toda a trajetória do projeto. Ficamos muito felizes em ver o impacto do projeto no rosto das pessoas e os gestos de agradecimentos dos funcionários da Equatorial pela ação que fizemos por lá. Fizemos história e não poderíamos estar mais felizes!”, destacou João Santos, designer do projeto.

Já no período da noite, a equipe do “Bonecos do Natal Maranhense” se concentrou na Praça Deodoro, no Centro Histórico de São Luís, para a realização de uma nova etapa de oficinas de paper toy e, ainda, de distribuição de kits natalinos.

Como no dia anterior, foi novamente um sucesso: em poucas horas, mais de 600 kits foram entregues, comprovando a eficácia do projeto e o interesse dos maranhenses por ações que valorizem a cultura do estado e o período natalino, tão celebrado pelo povo do Maranhão.

“Esta segunda noite foi, mais uma vez, impactante. Muita gente procurou a nossa equipe, sempre elogiando. A expectativa é de que possamos entregar todos os kits previstos e que alcancemos ainda mais público. É gratificante ver que todos têm gostado bastante!”, acrescentou João Santos.

Oficina em São Luís

A oficina de Paper Toys Natalinos realizada na Praça Deodoro ocorre de forma gratuita e é aberta a todos os públicos. Momento de lazer e diversão, a oficina visa buscar, em cada criança, adulto e turista presente, o interesse sobre elementos culturais maranhenses, assim como trabalhar o imaginário do Maranhão em cada um, utilizando bonecos e, também, histórias e memórias pessoais.

Na sexta-feira (23), foi realizado o último dia da oficina, ao lado da Casa do Papai Noel. A programação contou, ainda, com a distribuição de kits natalinos.

Bonecos do Natal Maranhense

Idealizado para dar vida aos personagens que representam as etnias da fundação do Maranhão e clássicos do Natal, o projeto “Bonecos do Natal Maranhense” conta com duas edições já realizadas, em 2020 e 2021, e já distribuiu mais de 14 mil kits culturais no Maranhão.

Figurinha carimbada na programação natalina do estado e bastante elogiado por crianças, adultos e turistas, a ação visa alcançar mais de 5 mil pessoas na edição deste ano.

“Bonecos do Natal Maranhense” é executado pelo Éguas Paper Toy, estúdio criativo maranhenses que, desde 2013, cria brinquedos de papel (paper toy) por meio de projetos lúdicos e contemporâneos, unindo design, arte e cultura maranhense em personagens e cenários capazes de estimular a imaginação de crianças e adultos em histórias incríveis, por meio da utilização de material de baixo custo produtivo e reciclável, como o papel.

 

 

 

 

 

(Da redação, com informações da Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos